Dispositivos de sinalização de Superficie

By: Danielle Schofield

Fique seguro: Dispositivos de sinalização de Superfície

Quando você estiver mergulhando, o mundo acima da superfície não para; tudo continua se movendo, no caso improvável de que o barco de mergulho continue adiante sem você ou se você separar do resto de seus companheiros de mergulho, você vai precisar de uma maneira para atrair a atenção. É muito mais comum, é claro, que os mergulhadores se distraiam com a beleza do recife e nadem fora de curso, ou se deixam levar por uma corrente inesperada. Então, quando imergem, eles encontram o barco fora de alcance.

Embora certamente não aconteça muitas vezes, não importa quais são as probabilidades, você vai querer tomar todas as precauções quando sair para qualquer mergulho; ficar seguro deve ser a prioridade número um. Dispositivos de sinalização irão ajudá-lo a tornar-se visível para o seu barco de mergulho ou outro tráfego de superfície nas proximidades, assim você pode ser pego de forma rápida e com segurança - bem como ajudar a sinalização de socorro ao barco de apoio ou em terra em uma situação de emergência.

Dependendo de onde você mergulhar e que tipo de mergulho que você faz, você pode preferir diferentes tipos de dispositivos de sinalização. Recomenda-se levar pelo menos dois tipos diferentes de sinalização quando sair para um mergulho: um sonoro e um visual.
Os mergulhadores normalmente utilizam os seguintes dispositivos, dentre os quais você escolherá dois ou mais:

• Os apitos são os dispositivos sonoros mais comuns. Você normalmente prende o apito no inflador do seu CE, onde consiga pegá-lo rapidamente, mas que não o atrapalhe quando não estiver em uso.

• As cornetas de baixa pressão (cornetas de ar) utilizam o ar do seu cilindro. O som produzido é muito mais potente do que o dos apitos. Elas geralmente são conectadas ao inflador do CE; você provavelmente também vai querer ter um apito convencional para usá-lo se o seu cilindro estiver vazio.

• Os tubos sinalizadores infláveis são feitos de plástico/tecido com cores vivas (geralmente alaranjado) que você infla na superfície da água. Eles se projetam mais de 1 metro/3 pés acima da superfície, ajudando-o a permanecer visível mesmo em águas agitadas. Eles são enrolados para ficarem bem compactos e guardados no seu bolso quando não estiverem em uso.

• As boias de marcação de superfície do tipo DSMB têm a mesma função que os tubos sinalizadores infláveis. A principal diferença é que você pode prendê-las a um cabo numa carretilha e lançá-las do fundo, à meia água ou na superfície. Para alguns tipos de mergulho, tal como o mergulho com rebreather, as DSMBs são equipamentos padrão. Em algumas regiões elas se tornaram parte do equipamento padrão para todos os mergulhadores; se isso se aplicar à sua região, seu instrutor ensinará sobre o uso de DSMBs durante o curso e pode fazer com que você pratique usá-las.

• Os espelhos sinalizadores permitem que você reflita a luz solar para atrair a atenção. Além de sinalizar para embarcações, você também pode sinalizar para aeronaves. Eles são compactos e cabem no seu bolso.

• Luzes de sinalização e estrobos (luzes piscantes) projetados especificamente para o mergulho são os melhores dispositivos de sinalização visual para mergulhos noturnos. Eles cabem num bolso, ou você pode prendê-los ao braço ou ao pulso.

Escolher os melhores dispositivos de sinalização dependerá dos regulamentos locais, o tipo de mergulho que você estará fazendo e como você espera ser. Visite o PADI Dive Center para saber mais.



Comentários