REINO UNIDO E IRLANDA

Destino para mergulhos exóticos.

REINO UNIDO E IRLANDA

Embora o Reino Unido e a Irlanda possam não vir imediatamente à mente quando pensamos em destinos exóticos de mergulho, as águas que cercam essas nações antigas são algo de uma relevância. Centenas de anos de comércio marítimo deixaram uma rica herança de naufrágios, as grandes amplitudes de maré tem que ser vistas para serem apreciadas, e a fauna varia de pequenos cavalos-marinhos à gigantes tubarões-frade, tudo significa que o reino subaquático aqui é rico com surpresas. O Reino Unido e a Irlanda efetivamente ocupam duas grandes ilhas no noroeste da Europa continental. A Inglaterra, a Escócia e o País de Gales compartilham uma, embora a ilha da Irlanda situe-se ao oeste, lar da Irlanda do Norte e da República da Irlanda. Há quase 24.000 km/15.000 milhas de litoral notável por sua variedade: praias de areia e cascalho, penhascos, rochas e despenhadeiros são abundantes. Há uma excelente infraestrutura de bem equipados PADI Dive Centers e Resorts e uma igualmente grande frota de barcos de mergulhos, muitos quais acomodam mergulhadores técnicos. As águas são frescas ou frias na maior parte do ano, então boa proteção para exposição é a ordem do dia. Para aqueles devidamente equipados, no entanto, estas águas servem alguns mergulhos verdadeiramente memoráveis.

Foto: Lugar de mergulhos memoráveis.

Mergulhos Formidáveis

• Scapa Flow, na Escócia – Em 1919, pelo menos 52 navios da frota alemã foram afundados em Scapa Flow nas Ilhas Orkney, na costa norte da Escócia. Muitos foram recuperados ao longo dos anos, mas os naufrágios restantes estabelecem um lembrete assustador da tecnologia naval da virada do século e tornaram-se um dos mais famosos locais de naufrágio no mundo, sem falar dos melhores locais de mergulho nesta área. Os mergulhos em naufrágio aqui incluem três navios de guerra de 177 metros/580 pés e quatro cruzeiros de 155 metros/510 pés. Como sugere o nome Scapa Flow, marés fortes correm aqui e trazem águas ricas em nutrientes que sustentam a abundante vida marinha.

• Killary Harbour, na Irlanda – Este impressionante fiorde na costa oeste da Irlanda, está aninhado sob as montanhas de Connemara. Alguns dos melhores mergulhos são a partir da costa das ilhas, que apresentam águas cristalinas do Oceano Atlântico, leitos de algas e abundante vida marinha, incluindo lagostas, côngrios e enormes cardumes de peixes-pollock. Há alguns ótimos naufrágios aqui também, e as águas abrigadas de fiordes oferecem excelentes locais de mergulho, mesmo se o vento estiver soprando um pouco pesado demais.

• Stoney Cove, na Inglaterra – Localizado em Leicestershire, na região central do Reino Unido, Stoney Cove tornou-se o mais movimentado local de mergulho no país. E com razão, esta pedreira inundada oferece algo para os mergulhadores de todos os níveis e é um local de treinamento de mergulho favorito. Lúcios e percas lideram o elenco de vida aquática e há características subaquáticas que fazem os mergulhadores voltarem uma e outra vez.

• Ilha Dalkey, na Irlanda – Uma espécie de viagem da movimentada capital da Irlanda, Ilha Dalkey oferece alguns grandes mergulhos na entrada de Dublin. Facilmente acessível por barco de mergulho, um dos melhores locais é a ponta sul. Um área emaranhada de pedregulhos aqui cai abruptamente para mais de 25 metros/80 pés. Focas brincalhonas juntam-se frequentemente aos mergulhadores e lagostas, caranguejos e côngrios espreitam sob as rochas. É também um ótimo local para encontrar e ver o temível tamboril.

• Cornwall, na Inglaterra – Em Cornwall, na Península Lizard em Porthkerris, existem alguns excelentes mergulhos a partir da costa. Protegida dos vigentes ventos do sudoeste, uma acessível entrada da praia dá acesso ao recife rochoso perto da costa. Invertebrados, incluindo vermes cilíndricos, anêmonas e ouriços do mar colonizam o duro substrato, mas preste atenção ao encontrar com os tubarões-frade e vagens de golfinhos são uma possibilidade real.

• Ilhas Farne – Fora da costa leste da fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, você irá encontrar as Ilhas Farne. As estridentes aves marinhas, a topografia íngreme e as curiosas focas cinzentas moldam a experiência de mergulho aqui. Dead men’s fingers, anêmonas e esponjas cobrem as rochas e surpreendetes olhadas de peixes-lobo são encontrados algumas vezes espreitando por baixo de uma saliência nas águas frescas.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Dependendo do local de mergulho e das condições, a visibilidade pode variar de 3-50 metros/10-160 pés.

Temperatura da Água – Sempre fresca, a temperatura da água varia de 4ºC/39ºF em Fevereiro para 14ºC/57ºF em Setembro.

Clima – Inverno suaves e úmidos e verões quentes. Dias do meio verão aparentemente intermináveis nestas latitudes onde o sol aparece duramente e cai. A temperatura do ar varia de 15-19ºC/59-66ºF no verão à 5-6ºC/41-43ºF no inverno.

Espécies em Destaque – Tubarões-frade, focas cinzentas, focas comuns, bodiões, côngrios, águas vivas, caranguejos, ouriços do mar, ofiuróides, estrelas do mar,algas e esponjas.

Treinamento Recomendado – Os cursos PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio), PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e PADI Boat Diver (mergulho embarcado) são escolhas naturais para aproveitar o mergulho a partir da costa no Reino Unido. O curso PADI Dry Suit Diver (mergulho com roupa seca) é uma boa ideia. Pense nos cursos PADI TecRec, incluindo o PADI Rebreather Diver, se estiver interessado.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – O inglês.

Moeda – Euro na Irlanda e libra esterlina no Reino Unido. Cartões de crédito são aceitos em quase todos os lugares.

Maiores Aeroportos – Os Aeroportos Heathrow e Gatwick são terminais internacionais movimentados que servem Londres. O Aeroporto de Dublin é a principal entrada dentro da Irlanda.

Eletricidade e Internet – A eletricidade é executada em 220 volts, 50Hz. O serviço de Internet é amplamente disponível.

Atrações em Terra – Das selvas do oeste da Irlanda ao esplendor do Palácio de Buckingham, em Londres, você irá encontrar tanto no Reino Unido quanto na Irlanda consideráveis patrimônios e acolhimento para os visitantes. Verifique localmente para coisas específicas para fazer baseados na sua localização de mergulho de sua escolha.

Links informativos:

visitbritain.com
visitengland.com
discoverireland.ie
ireland.com