PANAMÁ

Biodiversidade - floresta tropical, praias intocadas e montanhas arrodiadas de nuvens.

PANAMÁ

Com ilhas desertas ao norte no Caribe e o Pacífico selvagem ao sul, o Panamá pode, do ponto de vista de um mergulhador, ter tudo. Não está fora do alcance a possibilidade de mergulhar com tubarões-baleia de manhã e cruzar com abundantes recifes no período da tarde. Embarcações “live aboard” acessam os declives abissais e as formações vulcânicas no lado do Pacífico, e viagens de um dia os levam para a calmaria, os recifes de corais do Caribe. A biodiversidade do Panamá é impressionante. Ela abriga um dos ecossistemas mais complexos do planeta: as florestas tropicais primitivas, praias intocadas e altas montanhas envoltas de nuvens. Isso tudo em adição aos ambientes marinhos do Pacífico e do Caribe, que são, naturalmente, o destaque para a visitação de mergulhadores. As águas do Panamá abrigam uma infinita quantidade de peixes tropicais, baleias jubarte, tubarões-baleia, tubarões-galha-preta, tubarões-galha-branca e tubarões-tigre. Cinco espécies de tartarugas marinhas chamam o Panamá de lar.

Infinidade de vida marinha - o destaque para mergulhadores visitantes

Mergulhos Formidáveis

• Parque Nacional Coiba, no lado Pacífico - Um parque nacional desde 1992, esta área protegida abriga uma abundante vida marinha. A maior ilha do parque, Coiba, é cercada por recifes de coral e abriga vida marinha tropical diversificada. Uma mega observação da fauna pode incluir baleias jubarte, tubarões, tubarões-baleia, orcas e muito mais. Mais de 700 espécies de peixes foram registradas aqui, incluindo dentões, barracudas, peixe olho-de-boi, e marlin.
• “La Viuda”, no lado Pacífico – Este sólido pináculo atrai grandes cardumes de peixes. Ele emerge desde a profundidade para até 10 metros/33 pés da superfície. É um local de mergulho exposto e as correntezas podem ser fortes, mas grandes dentões, xaréus, atuns, tubarões e algumas vezes tubarões-baleia e raias-manta fazem o mergulho valer a pena.
• Ilhas Pérola (“Las Perlas”), no lado Pacífico – As Ilhas Pérola se encontram no Golfo do Panamá e o ponto de acesso para muitos locais de mergulho é feito pela Ilha Contadora. Várias formações rochosas e afloramentos de coral caracterizam o mergulho onde os peixes-borboleta, anjo e papagaio se esquivam de tubarões de recife. É desnecessário dizer que ostras peroladas não são incomuns.
• “Bocas del Toro”, no lado do Caribe – O arquipélago de “Bocas del Toro” é repleto de recife após os recifes de coral e banhado com águas calmas e mornas. Corais coloridos e macios e esponjas abrigam uma variedade de macro vida, como conchas, caranguejos-aranha, nudibrânquios e outros. Mantenha-se atento com os tubarões-lixa e de recife, raias-pintada e manta e com grandes cardumes de xaréus e dentões patrulhando as bordas dos recifes.
• Parque Nacional Portobelo, no lado do Caribe – Este parque inclui praias deslumbrantes, recifes de coral, lagoas e manguezais, além de muitos locais de mergulho excelentes. É um ecossistema incrivelmente diversificado, com vários tipos de tartarugas marinhas, incluindo a ameaçada tartaruga-de-pente, e mais de 50 espécies de coral. As espécies de peixes dos recifes do Caribe encantam os mergulhadores e as moréias exibem suas cabeças para fora do recife.
• Lago Gatún, Canal do Panamá – Este lago proporciona uma experiência única de mergulho. Formado pela instalação do Canal do Panamá, você poderá ver os restos de uma estrada de ferro, dragas abonadas e resquícios de aldeias inundadas. Tucunarés prosperam nas águas quentes bem como tarpons e robalos. Você também ouvirá navios transoceânicos roncar nas proximidades do Canal do Panamá.
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, destinos indispensáveis e muito mais.

Resumo de Mergulho

Visibilidade – Varia entre 15-30 metros/50-100 pés, dependendo do local e das condições predominantes. A visibilidade na costa pacífica é um pouco menor, dependendo da estação.
 
Temperatura da Água – A média das águas varia entre 26ºC/78ºF no inverno e 28ºC/83ºF no verão, no entanto as temperaturas das águas da costa pacífica podem ter uma queda menor na profundidade.
 
Clima – As condições de mergulho são excelentes o ano todo no Panamá. O clima tropical tem pouca variação sazonal. De manhã cedo a temperatura do ar pode ser de aproximadamente 24ºC/75ºF e a tarde atinge 29ºC/84º F, raramente excedendo 32ºC/90ºF. As temperaturas do lado do Pacífico são um pouco mais baixas e as brisas tendem a aparecer após anoitecer na maior parte do país.
 
Espécies em Destaque – As baleias jubarte são mais frequentemente vistas entre Julho e Setembro. No Pacífico, a ressurgência traz um grande número de pelágicos, tais como raias-manta, raias-jamanta, atuns, peixes olho-de-boi e tubarões-baleia. Procure pelas tartarugas marinhas e o conjunto completo de habitantes dos recifes do Caribe.
 
Treinamento Recomendado – Faça o curso PADI Drift Diver (mergulho em correnteza) para se preparar para a correnteza ao longo das muitas paredes e declives do lado Pacífico. O curso PADI Peak Performance Buoyancy (máximo desempenho em flutuabilidade) o ajudará a ficar afastado do coral no lado do Caribe. O curso PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) lhe permitirá obter grandes fotos de toda a vida marinha que você observar em ambos os lados.

Informações de viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Espanhol, apesar de o inglês também ser falado, especialmente em áreas de resort.
 
Moeda – O Balboa panamenho e o dólar dos Estados Unidos. Cartões de crédito também são amplamente aceitos.
 
Principais Aeroportos – Muitos voos internacionais chegam diariamente ao Tocumen Internacional na Cidade do Panamá. Há muitos aeroportos domésticos em todo o país.
 
Eletricidade e Internet – A eletricidade é executada em 110 volts, 60Hz. Internet está disponível na maioria das áreas de resort.
 
Atrações em Terra – Visite os muitos parques, reservas e refúgios para ver mais de 10 mil espécies de plantas e mais de 900 tipos de aves. Na remota floresta tropical no Parque Internacional “La Amistad”, pumas, jaguatiricas, gatos-maracajá, onças e jaguarundis vagam por lá. É possível fazer tirolesa e rafting nas águas transparentes, e é claro, visitar o Canal do Panamá.

Links informativos:

www.visitpanama.com
www.bocasdeltoro.com