MALÁSIA

Mais de 3.000 espécies de vida marinha

MALÁSIA

Imagine águas cristalinas rodeando belas ilhas com praias de areia branca pura. Imagine palmeiras balançando em suaves brisas tropicais, todas contra um cenário de exuberante floresta verde – esta é a Malásia. Para os mergulhadores, a biodiversidade da Malásia é nada menos que impressionante. O país é dividido em duas partes – a Península da Malásia, que faz fronteira com o extremo sul da Tailândia, e a Malásia Bornéu, que abrange o quadrante norte da terceira maior ilha do mundo. As oportunidades de mergulho aqui são rivalizadas apenas pela diversidade cultural nacional.

Foto: Paraíso tropical.

Cercada por centenas de ilhas tropicais, é uma escolha incrível de locais de mergulho e praias desconhecidas. Você pode escolher uma variedade de paisagens subaquáticas incluindo recifes inclinados, pináculos e jardins de coral para seus mergulhos de profundidade, em correnteza, em naufrágios, em caverna e em paredões. O mundialmente renomado mergulho em paredões apresenta mais de 3000 espécies de criaturas marinhas, e alguns dos melhores locais de mergulho macro no mundo são encontrados aqui. A partir da Península da Malásia, você consegue alcançar as Ilhas de Perhentian, com pináculos gigantescos, e a Ilha Redang com alguns dos jardins de coral mais desenvolvidos do mundo. A Ilha Tioman, fora da costa leste da Península, possui maravilhosas formações de coral e águas profundas nas proximidades, que são lar de muitos naufrágios para mergulhadores técnicos. Mergulhos Formidáveis

• Pulau Sibuan, em Semporna – Uma das poucas ilhas e recifes em um dia de viagem de distância de Semporna, Pulau Sibuan é habitada somente por algumas nômades famílias de marinheiros de Bajau. O marcante mergulho com sedimentos no fundo aqui é muitas vezes esquecido pelos mergulhadores que vão aos lugares com nomes bem conhecidos. Mas Pulau Sibuan, que fica dentro do Parque Marinho de Semporna, é um local privilegiado para avistar peixes-mandarim, nudibrânquios e uma infinidade de seus vizinhos.

• Parque Tunku Abdul Rahman, em Kota Kinabalu – A vida macro é a principal atração para os mergulhadores aqui, mas os tubarões-de-recife, as tartarugas e as raias esperam aqueles que olham para cima e ao redor de vez em quando. O ápice da temporada de mergulho é durante Março e Abril, quando tubarões-baleia disputam a atenção.

• Naufrágio Atago Maru, em Miri – Este navio mercante japonês da Segunda Guerra Mundial de 205 metros/345 pés, encontra-se na posição vertical e sua superestrutura está à apenas 10 metros/33 pés da superfície. O casco incrustado de coral tornou-se lar de moréias, xáreus e barracudas que espreitam em sua vizinhança.

• Tiger Reef, em Tioman – Este pináculo submerso com uma profundidade média de 15 metros/50 pés tem belas formações de coral, crinóides, chicotes do mar e gorgônias. As fortes correntezas trazem grandes cardumes de xáreus, cavalinhas, barracudas e savelhas-arco-íris em quase todos os mergulhos. Aproxime e afaste-se dos cânions conferindo os peixes de recife, as raias-manteiga, as moréias e os peixes-leão.

• Naufrágio Sugar, nas Ilhas Perhentian – Este grande transportador de açúcar naufragou durante uma monção em 2000 e agora encontra-se de lado em 30 metros/100 pés de profundidade. Sendo rapidamente tomado pelo coral e pela vida marinha, é hoje o lar de peixes de recife, barracudas e tubarões-bambu que se escondem no naufrágio. Grandes cardumes de dentões e xáreus circundam o casco.

• Naufrágios da Segunda Guerra Mundial, em Kuching – Vários naufrágios encontram-se perto da costa de Kuching. Submarinos holandeses afundaram estes navios japoneses, incluindo o Katori Maru, que é bem dividido e o intacto Hiyoshi Maru. Ambos os naufrágios encontram-se a cerca de 20 metros/65 pés da superfície e são paraísos para a vida marinha, como barracudas, peixes-morcego e dentões.

• Pulau Lima, em Redang – Este monte marinho submerso fora de Pulau Lima tem surpreendentes formações de pedregulho que caem para cerca de 30 metros/100 pés. A correnteza aqui, por vezes, traz grandes pelágicos, como raias-manta e baleias. Procure por atuns, barracudas, garoupas e tubarões-galha-preta. Corais moles e duros, gorgônias, anêmonas do mar e jardins de coral chicote são abundantes.

• Pulau Saga, em Lumut – Dentro de poucas horas de carro de Kuala Lumpur, há alguns mergulhos com excelente vida macro em Pulau Saga. Aqui, os mergulhadores encontram nudibrânquios, cavalos-marinho e anênomas que hospedam peixes-palhaço em pouca profundidade. Peixes-gatilho e raias-com-manchas-azul cruzam as bordas do recife e infinitos peixes de recife como peixes-fusileiros, peixes-cofre e Moorish idols povoam essas águas protegidas.
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Dependendo da área e da época do ano, a visibilidade varia de 10-40 metros/30-130 pés.
 
Temperatura da Água – Estando perto da linha do Equador, você pode contar com temperaturas de água de 26-30ºC/80-85ºF durante todo o ano.
 
Clima – O clima em toda a Malásia é tropical com as temperaturas do ar variando entre 21-32ºC/70-90ºF. A estação chuvosa vai de Novembro à Março, o que pode afetar as condições de mergulho, mas ele está disponível durante o ano todo.
 
Espécies em Destaque – Você irá ver tartarugas e mais tartarugas em quase todos os lugares. Tubarões-de-recife, cardumes de barracudas, xáreus, peixes-papagaio, bodiões-Napoleão, savelhas-arco-íris, peixes-imperador, garoupas, peixes-morcego, cavalas, raias-manteiga, peixes-cofre, peixes-leão, enguias de jardim e moréias são todos possíveis de serem vistos. Avistamentos comuns também incluem peixes-anjo, peixes-borboleta, dentões, peixes-gatilho, baiacus, camarões, nudibrânquios, polvos-de-anéis-azuis, polvos-mímico, peixes-mandarim e cavalos-marinho.
 
Treinamento Recomendado – Faça os cursos PADI Peak Perfomance Buoyancy (máximo desempenho em flutuabilidade) e PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) para ajudá-lo a passar sem esforço ao longo dos paredões de Sipadan. O curso PADI Digital Photographer Underwater (fotografia digital subaquática) é uma obrigação para capturar a beleza do lugar. A Malásia está se tornando um destino de mergulho técnico, então consulte sobre os cursos PADI TecRec, incluindo o curso PADI Rebreather Diver, se o interessar. Você também pode se tornar um profissional PADI, fazendo o seu curso de PADI Divemaster, curso de Assistant Instructor ou o programa Open Water Scuba Instructor na bela Malásia.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – A língua malaia (Bahasa Malaysia) é o idioma nacional, mas o inglês também é amplamente falado. Vários dialetos chineses e híndi também são comuns.
 
Moeda – O Ringgit malaio. Cartões de crédito são aceitos nas cidades e em muitos dos maiores hotéis, restaurantes e lojas.
 
Principais Aeroportos – Existem aeroportos internacionais em Penang (Aeroporto Internacional de Penang), Johor Bahru (Aeroporto Internacional de Senai), Kota Kinabalu (Aeroporto Internacional de Kota Kinabalu), Kuching (Aeroporto Internacional de Kuching) e Langkawi (Aeroporto Internacional de Langkawi).
 
Eletricidade e Internet – 240 volts, 50Hz. A Internet está disponível nas cidades e na maioria das áreas de resort.
 
Atrações em Terra – Visite as torres mais altas do mundo em Kuala Lumpur, vá aos parques estaduais de Sabah e escale o Monte Kinabalu, veja o Santuário Sepilok Orangutan próximo à Sandakan, explore as cavernas do Parque Nacional Gunung Mulu, experimente antigas culturas em vilas selvagens, passeie pelos muitos templos cheios de macacos em todo o país ou explore as selvas de Bornéu.

Links informativos:

tourism.gov.my
geographia.com/malaysia