ÍNDIA

Incrível - diversidade subaquática

ÍNDIA

A Índia é um país grande e com 8000 km/5000 milhas de costa que você pode esperar oportunidades de mergulho em abundância. Mas, a Índia também engloba uma variedade de ilhas, tanto no mar de Andaman quanto no mar Arábico, que oferecem incríveis diversidade subaquáticas e possibilidades de liveaboard. Goa, o menor e mais rico estado na costa oeste da Índia, tem fácil acesso ao Mar Arábico. Mergulhos em Goa incluem navegar sobre exuberantes jardins de coral, pináculos e uma variedade de naufrágios. Lakshadweep é um remoto arquipélago ao longo da costa sudoeste da Índia logo acima das Maldivas e oferece recifes coloridos, saliências, passagens e peixes grandes em ação. As remotas Andaman e Nicobar, entre a Índia e a Tailândia, ostentam recifes de corais vibrantes, enormes cardumes de peixes e condições primitivas. Pondicherry, na costa leste da Índia, tem recifes e naufrágios intocados e em grande parte inexplorados. Neste país populoso, você encontrará exploração submarina tão intrigante quanto a explorar o rico patrimônio e cultura da Índia.

Foto: Rica em herança e cultura

Mergulhos formidáveis

• The Wall, Havelock Island, em Andaman - Este paredão de 10 metros/35 pés de profundidade possui um canal de areia entre Havelock e Ilha Peel. As correntes da maré trazem um grande número de bodião-Napoleão, dentões e garoupas. Mergulhe por corais moles púrpura que se agarram à parede e procure o peixe-escorpião, peixe-pedra e nudibrânquios.

• Dixon Pinnacle, em Andaman - Pináculos rochosos gigantes emergem do fundo sombrio, coberto de corais coloridos e grandes esponjas barril. Barracudas levitam em meia-água, às vezes acompanhadas por peixes-morcego e garoupas. Arraias, bodiões-Napoleão cruzam ao longo do fundo em meio a cardumes de dentões. Os o topo dos pináculos são estações de limpeza, movimentado com atividade constante. Tartarugas, moréias, raias e tubarões-galha-branca de recife visitam o local para aproveitar-se do serviço de limpeza.

• Aravind´s Wall, em Pondicherry - O Paredão do Aravind é um local popular para mergulho, cobrindo uma área grande e onde a visibilidade pode chegar a até 40 metros, com uma média em todo o ano de cerca de 15 metros. Os locais de mergulho ao longo do paredão também são populares devido à vida marinha que pode ser notada, especialmente garoupas, barracudas e algumas serpentes do mar amigáveis. Muita diversidade de vida macro como nudibrânquios podem ser encontrados por aqui, juntamente com uma grande variedade de corais, incluindo os impressionantes corais-chicote de gorgônias.

• Temple Reef, em Pondicherry - pouco distante da costa de Pondicherry, encontra-se o Reef Temple, que tem uma profundidade máxima de cerca de 18 metros/60 pés. Devido aos efeitos adversos da pesca de arrasto, um recife artificial foi estabelecido para criar um habitat seguro para a vida marinha. A estrutura em forma de templo foi formada a partir de materiais reciclados, incluindo concreto, pedras e ferro. Agora, é habitada por mais de 45 espécies marinhas diferentes, incluindo garoupas, peixes-morcego, barracudas, peixe-cofre, moréias e camarões de mantis.

• Jetty, Grand Island, em Goa - Situado perto do antigo cais da ilha, este local de mergulho acessível varia de cerca de 2 metros/6 pés para 6 metros/20 pés de profundidade. É um ótimo local para ver nudibrânquios devido ao ambiente envolvente, bem como várias espécies de corais e peixes.

• Sail Rock, Grand Island, em Goa - Localizado a sudoeste da ilha, Sail Rock é um refúgio para muitas espécies de peixes, incluindo dentões, barracuda e garoupas. O local é composto de um pináculo rochoso com profundidade variando de cerca de 16 metros/52 pés a 24 metros/78 pés.

• Princess Royal, Bangaram, em Lakshadweep - Este navio afundou em uma batalha entre os franceses e britânicos a mais de duzentos anos atrás. Procure por cerâmicas quebradas espalhados ao redor do naufrágio, vários grandes canhões e a âncora do navio. O casco, protegido por cobre, está relativamente intacto e é lar de uma variedade de vida marinha.

• Manta Point, Bangaram, em Lakshadweep - Este recife colorido é frequentemente visitado por raias-manta, especialmente em Setembro à Dezembro. Outros pelágicos também visitam, incluindo um ocasional tubarão-baleia, juntamente com outros raias e tartarugas. Começando raso e inclinado para baixo à 20 metros/70 pés, este local é bonito mesmo quando nenhum peixe grande aparece.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para Mergulho

Visibilidade - As ilhas periféricas de Lakshadweep e do arquipélago Andaman normalmente têm a melhor visibilidade, varia de 10-45 metros/30-150 pés. Afastado de Goa, espere a visibilidade que varia de 5-11 metros/15-35 pés. Os locais de mergulho em Pondicherry oferecem visibilidade de 5-20 metros/15-70 pés.

Temperatura da Água - Temperatura média da água de 27-28°C/80-82°F ao longo das ilhas de Andaman, em Goa e em Lakshadweep. Em Pondicherry as temperaturas da água variam 26-30°C/78-84°F.
 
Clima - Todo o sul da Índia está dentro dos trópicos, de modo geral, que é quente o ano todo. O pico da temporada nas Andamans vai de Novembro à Abril. Monções frequentemente paralisam o mergulho em Junho e Julho. Mergulhar em Goa é talvez melhor de Outubro à Maio. De Maio à Novembro é ideal mergulhar em Lakshadweep. O pico da temporada de mergulho de Pondicherry é de Janeiro à Junho e, em seguida, de Setembro à Novembro, embora o mergulho está disponível durante todo o ano.
 
Criaturas em Destaque - Você vai encontrar o típico peixe de recife do Oceano Índico, bem como mantas, garoupas, tartarugas e dugongos em águas rasas. Em Lakshadweep, você também pode encontrar raia-manta nas estações de limpeza, juntamente com tubarões-galha-branca de recife, tubarões-cinza e tubarões-guitarra.
 
Treinamento Recomendado – Faça o curso PADI Deep Diver (mergulho profundo) e PADI Drift Diver (mergulho em correnteza) para estar preparado para os fabulosos mergulhos em paredões. O curso PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio) irá prepará-lo para explorar os diversos naufrágios. O curso AWARE – Coral Reef Conservation (conservação de coral) irá ajudá-lo a apreciar as áreas protegidas marinhas e recifes saudáveis.

Informações de viagem:

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.

Idioma - Hindi é a língua principal e há 18 outros dialetos oficiais. No entanto, Inglês é amplamente falado.

Moeda - rupia indiana. Cartões de crédito são amplamente aceitos nas áreas de resort e cidades.

Principais Aeroportos - Os principais aeroportos de entrada da Índia incluem o Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji, em Mumbai, o Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Nova Delhi, o Bengaluru International Airport em Bengaluru, o Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi em Hyderabad e o Aeroporto Internacional de Chennai.

Eletricidade - 230 volts, 50Hz. Internet está amplamente disponível.

Atrações em Terra - A Índia é um país grande, com tantos sítios históricos e culturais (Taj Mahal por exemplo) que levaria anos para ser explorada plenamente. Ao longo da costa, você vai encontrar todos os tipos de esportes aquáticos, incluindo esqui aquático e surf. No interior você pode caminhar através das selvas ou caminhada até montanhas.

Links informativos

incredibleindia.org