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Mergulho: Meditação Subaquática

Existe uma grande quantidade de informações sobre os efeitos negativos do estresse sobre o corpo humano e os efeitos positivos de ter um tempo para relaxar, meditar e "simplesmente ser". É mais fácil dizer do que fazer. Devido às nossas vidas ocupadas e às vezes a rotina agitada, a meditação é um luxo para muitos de nós. Nem sempre é fácil encontrar um lugar calmo onde não seremos interrompidos.

Mesmo quando achamos o ambiente e o tempo certos, é difícil limpar a mente depois de um dia no trabalho, pensando em compromissos familiares ou como você pode passar um tempo com os amigos. É por isso que o mergulho te oferece uma vantagem, você não precisa imaginar estar em um "lugar feliz" - você está em um de verdade. O telefone não toca embaixo d'água, você não pode verificar os seus e-mails e não precisa fazer um esforço mental para se afastar do mundo real porque você o possui fisicamente.

Existem inúmeras técnicas de meditação bem sucedida, mas todas se centram em torno de um fator chave - a respiração. Respiração controlada, porém relaxada.Concentrar-se na respiração permite que você se torne mais consciente de si mesmo, mais centralmente focado e mais relaxado. Em um bom dia, é fácil, mas em um dia estressante, é difícil desligar-se e sair do foco. Muitas vezes, é porque mesmo que você esteja sentado em uma sala silenciosa e querendo que sua mente se afaste, ela está muito ocupada. O mergulho dá a sua mente alternativas tranquilas para focar, como a vida marinha, o coral e o mundo subaquático. Você também está bem consciente de que você não será e nem poderá ser interrompido por um telefone tocando ou uma caixa de e-mails lotada.


Como mergulhadores, nós entendemos a prática da respiração para mergulhar - de forma lenta e constante. Ao empregar este padrão de respiração, não só melhoramos nossa dinamização e nossa experiência de mergulho geral, mas também criamos uma mente e um corpo mais relaxados. Mesmo o som rítmico de nossas bolhas enquanto expiramos contribui para um estado de espírito mais relaxado. (Se quiser tornar-se um instrutor de técnicas de respiração subaquática e de flutuabilidade, entre em contato com um Dive Center PADI para saber sobre o curso de especialidade PADI Peak Performance Buoyancy).

A maioria das formas de meditação (das quais há muitas) começam com a relaxamento e a desaceleração do seu padrão de respiração, tomando respirações profundas e controladas dentro e fora e concentrando sua mente exclusivamente em sua respiração. Como mergulhadores quando estamos submersos, isso vem naturalmente para nós. Respirar desta forma nos ajuda a relaxar e também significa que, em situações potencialmente estressantes, é mais provável que permaneçamos calmos.

A respiração profunda aumenta os níveis de oxigênio que beneficiam a mente e o corpo. À medida que nos concentramos em nossa respiração, entramos em um estado meditativo, pois nossas mentes ficam limpas dos muitos pensamentos que de outra forma estaríamos tendo em terra. Tudo o que importa é a nossa respiração e o mundo subaquático que nos rodeia. Alcançar um foco único é um dos principais objetivos da meditação – qualquer coisa que possa conflitar a mente de muitas pessoas tende a desviar e tirá-las da concentração. Como mergulhadores, nós conseguimos um estado de espírito singular, quase sempre que entramos na água e nos tornamos únicos com o mundo que nos rodeia, a nossa respiração e o nosso corpo.

O mergulho autônomo incentiva um estado meditativo que aumenta a consciência e o controle do corpo, nos permite alcançar a paz interior através de um único foco que limpa nossas mentes para que se tornem livres de nossos estresses e preocupações cotidianas.

Qual é o benefício da"Meditação subaquática"?

A meditação beneficia o bem-estar mental, a qualidade de vida e a nossa saúde. Um benefício fundamental da meditação é que ela reduz a pressão arterial, reduzindo o risco de ataque cardíaco ou de acidente vascular cerebral. Com meditação regular os níveis de ansiedade e estresse são reduzidos e nossa capacidade de lidar com problemas e situações difíceis melhora. Estudos médicos demonstraram que, ao reduzir nossos níveis de estresse, também melhoramos nossos relacionamentos,concentração, padrões de sono, bem-estar geral, positividade e felicidade.