4 Coisas que você pode fazer para preservar os oceanos

Preservando o nosso futuro.

Para os mergulhadores, o mar é nosso “playground”, e é por isso que queremos mantê-lo o mais protegido possível. Aqui estão quatro maneiras de garantir que nossas águas azuis continuem na melhor forma para as futuras gerações de mergulhadores.

1) Esqueça o plástico

Estima-se que há milhões de toneladas de plástico flutuando em nossos oceanos, eles são varridos das ruas para bueiros e rios durante fortes chuvas (o lixo não é depositado diretamente no mar). Uma vez no mar, o plástico prejudica as aves e a vida marinha, que se perdem no meio do lixo ou acabam confundindo-o com alimentos e então o ingerem. O problema com o plástico não vai acabar tão cedo, porque ele demora até 1.000 anos ou mais para se decompor. Os cientistas estimam que o tamanho da Grande Mancha de Resíduos do Pacífico pode cobrir uma área duas vezes do tamanho do Texas ou mais.

Alternativas seguras: Embora a reciclagem é a solução óbvia, a maior forma de reduzir o consumo de plástico é parar de comprar garrafas de água. Leve sempre sua própria garrafa de viagem ou cantil com água e cozinhe com mais frequência para reduzir os recipientes plásticos. Deste modo você vai contribuir também para a sua saúde, se alimentando de forma mais saudável.

2) Soltar balões

Pode parecer uma ideia inocente, mas soltar balões ou lanternas do céu, incluindo aqueles rotulados como "biodegradáveis", faz com que os materiais possam viajar milhares de milhas até que finalmente pousem no solo ou na água, virando lixo. Ou o que é pior: aves, animais terrestres e marinhos podem se enganam ao pensar que são restos de alimento e então se alimentam, fazendo com que esses resíduos acabem entupindo o sistema digestivo, causando sua morte.

Alternativas seguras: Sopre bolhas, plante uma árvore ou escreva um desejo no papel, enrole este papel, acenda-o e deixe voar. Essa última alternativa deixará apenas poucas e mínimas cinzas sem prejudicar o ambiente.


3) Natureza limpa

Desde lavar a louça até limpar o chão, mesmo se você não mora perto da costa, qualquer coisa que desce pelo ralo pode eventualmente acabar no oceano. Renuncie à água sanitária e produtos químicos, escolhendo produtos de limpeza não tóxicos e detergentes com baixo teor de fosfato. Altos níveis de fosfato nos sistemas de água podem causar proliferação de algas que empobrecem as águas de oxigênio, o que faz com que a vida marinha se sufoque e acabe morrendo.

Alternativas seguras: Você pode manter sua casa sem toda essa ajuda química usando vinagre, bicarbonato de sódio e suco de limão. (Vai gerar uma boa economia, uma vez que esses produtos são bem mais baratos).

4) Pesca excessiva

Com toda essa pesca exagerada acontecendo em todo o mundo, a frase “um mar de peixes" está rapidamente se tornando uma coisa do passado. E não são apenas as populações de peixes que estão sendo extintas, a cada ano, milhões de outros animais, incluindo golfinhos, tartarugas marinhas, aves marinhas, tubarões e corais, morrem devido à prática de pesca ilegal.

Alternativas seguras: Desistir de frutos do mar é uma opção, você ainda pode desfrutar de peixe, desde que você varie as opções de um cardápio sustentável.

Se você não tem certeza se é seguro se alimentar de um determinado peixe, confira o artigo "How to Make Responsible Choices at the Sea food Counter" ou utilize o guia de Monterey Bay Aquarium Seafood Watch. Pronto para começar a fazer uma mudança positiva e ajudar a salvar o oceano? Tome medidas como o Project AWARE e mergulhe em todo o mundo, se envolva em projetos perto de casa para proteger os nossos ambientes subaquáticos.




Comentários