SRI LANKA

Paisagens vibrantes, em terra e subáquatica

SRI LANKA

Banhado nas quentes correntezas do Oceano Índico, e com cerca de 1600 km/1000 milhas de costa com palmeiras, o Sri Lanka é um incrível destino de mergulho. Esta nação insular tem sido há milênios uma encruzilhada de rotas marítimas históricas, a Rota da Seda e outras rotas de comércio moldaram sua cultura única. A paisagem é tão vibrante e variada acima da água quanto é embaixo dela.
As águas do Sri Lanka são lar de uma incrível variedade de criaturas marinhas, desde enormes baleias azuis por todo o caminho até pequenos nudibrânquios. O Sri Lanka tem uma abundância de ótimos locais para descobrir, incluindo grandes mergulhos em naufrágio que estão espalhados perto da costa. Os mergulhadores locais ainda estão descobrindo novos naufrágios conforme eles exploram as águas desta nação insular. Muitos dos naufrágios estão cobertos de vida marinha, corais moles, macro criaturas e grandes aglomerações de cardumes de peixes. Acima da superfície, o Sri Lanka também possui reservas de vida selvagem, que protegem as espécies nativas como leopardos, porcos-espinhos e tamanduás. Ele também é famoso por seus alimentos únicos e chás maravilhosos, que devem ser provados como parte de qualquer viagem de mergulho.
Onde você vai mergulhar no Sri Lanka depende de quando você planeja visitar, por causa da temporada de monções, que varia de uma extremidade da ilha para a outra. De Outubro à Maio, é a alta temporada para mergulho na costa oeste e sudoeste, e de Maio à Outubro é a melhor época para mergulhar na costa nordeste. Com mergulhos incríveis, moradores locais amigáveis, comida maravilhosa e tesouros em terra, o Sri Lanka realmente oferece tudo isso.

Foto: Destino espetacular também para o mergulho

Mergulhos Formidáveis

• Barracuda Reef – Este é um ótimo local de mergulho esperando para ser explorado e que nunca desaponta. O recife fornece abrigo para uma grande variedade de criaturas aquáticas, incluindo peixes-leão, raias e nudibrânquios. Localizado perto da costa de Mount Lavinia próximo à Colombo, este é um popular local de mergulho.

• Naufrágio Cargo – Um naufrágio de 90 metros/295 pés, que era um transportador de carga chamado Pecheur Breton, oferece à mergulhadores certificados um enorme naufrágio para explorar. Ele fica a cerca de 20 metros/65 pés em seu ponto mais raso, no entanto o lado do estibordo fica mais profundo que isso. É um refúgio para uma grande variedade de vida marinha, tanto grandes quanto pequenas.

• Naufrágio Panadura – Situado a cerca de 12 metros/40 pés de profundidade, este é um popular naufrágio para mergulhadores certificados, que também é conhecido como naufrágio Panadura Nilkete. O local de mergulho é acessível através de uma curta viagem a partir de Panadura. Este é um ótimo local para ter um gostinho de um mergulho em naufrágio disponível no Sri Lanka.

• Taprobane Reefs – Bem distante da praia, alguns dos mergulhos mais primitivos no Sri Lanka podem ser encontrados nestes recifes imortalizados por Authur C.Clarke em seu livro “The Reefs of Taprobane” (Os Recifes de Taprobane). Grandes pedaços de recife pontuados com cúpulas de corais maciços são típicos aqui. A vida marinha é abundante, incluindo grandes raias e cardumes de peixes.

• Goda Gala Diyamba – Esta formação de rocha subaquática, a cerca de 10 minutos de barco da cidade turística de Unawatuna no lado sul do Sri Lanka, leva os mergulhadores a explorar os sistemas de recife repletos de grandes peixes como xáreus e bodiões-Napoleão. Descobrir o verdadeiro charme do local de mergulho requer mudança de foco e tentar identificar alguns dos muitos tipos de nudibrânquios.

• HMS Hermes – Próximo de Batticaloa, no nordeste, os mergulhadores podem descer sobre um raro artefato da Segunda Guerra Mundial: o HMS Hermes. O navio foi o primeiro porta-aviões construído no mundo. Ele naufragou perto da costa depois de 1942 e é um dos únicos transportadores da minoria dos naufrágios acessível aos mergulhadores de qualquer lugar. Por ser muito profundo, você irá requerer treinamento PADI TecRec para mergulhar neste naufrágio.

• British Sergeant – Naufragou sob fogo juntamente com o HMS Hermes, mas encontra-se em águas mais rasas, o British Sergeant é outro naufrágio da Segunda Guerra Mundial que está de cabeça para baixo e quebrado em duas metades que repousam em ângulos retos entre si. Muitas características ainda são facilmente identificáveis neste popular naufrágio.

• Naufrágios Boiler – Situado em águas rasas em cerca de 9 metros/30 pés, este local é composto pelos SS Brennus e o SS Sir John Jackson, que tiveram o mesmo destino para encalhar. Ambos os naufrágios estão em grande parte intactos com muitos dos hélices visíveis.
 
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.
 

Informações para o Mergulho

Visibilidade – A visibilidade varia de cerca de 10-25 metros/30-80 pés entre a alta e a baixa temporada.
 
Temperatura da Água
– As temperaturas das águas são geralmente de cerca de 27ºC/80ºF na maior parte do ano.
 
Clima – Médias sazonais: 22ºC/72ºF no inverno e 33ºC/93ºF no verão. O mergulho na costa oeste é melhor entre Outubro e Maio, e na costa leste é melhor entre Maio e Outubro.
 
Espécies em Destaque – Baleias azuis e cachalotes, tubarões-baleia. Tartarugas-verde-comum, tartarugas-amarela, tartaruga-de-pente e tartaruga-de-couro. Peixes-papagaio, bodiões-Napoleão e barracudas. Macro invertebrados, incluindo nudibrânquios.
 
Treinamento Recomendado – O Sri Lanka é um ótimo lugar para aprender a mergulhar com o curso PADI Open Water Diver (mergulho em águas abertas). Os cursos PADI Advanced Open Water Diver (mergulho avançado em águas abertas), PADI Enriched Air Diver (mergulho com ar enriquecido), PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio) são populares para mergulhar em muitos dos locais e naufrágios perto da costa do Sri Lanka. Você também pode se tornar um PADI Divemaster ou um PADI Instructor nesta ilha paradisíaca.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Sinhala e tâmil. O inglês é amplamente falado.
 
Moeda – A rupia do Sri Lanka (LKR). Cartões de crédito são amplamente aceitos.
 
Principal Aeroporto – O Aeroporto Internacional Colombo-Bandaranayake (CMB), em Colombo, no Sri Lanka.
 
Eletricidade e Internet – 230 volts, 50Hz. A Internet está disponível em muitas das áreas turísticas.
 
Atrações em Terra – O Sigiriya é um antigo palácio no distrito de Matale, apresentando uma maciça coluna de rocha de 200 metros/660 pés de altura. O Palácio Real de Kandy, que agora acomoda o Museu Nacional de Kandy. O Parque Nacional Yala, que tem a maior densidade de leopardos na Terra. Os leopardos compartilham o parque com manadas de elefantes. Alternativamente, relaxe em uma das muitas praias próximas dos muitos PADI Dive Shops ou aproveite a vida noturna em Colombo ou outras cidades movimentadas.

Links informativos