NOVA ZELÂNDIA

Explore - o destino do mergulho sonhado.

NOVA ZELÂNDIA

Dos recifes sub-tropicais e praias da Ilha do Norte até a topografia única e as águas temperadas da Ilha do Sul, isto poderia levar uma vida inteira para descobrir todos os locais de mergulho ao longo da costa da Nova Zelândia. Você pode mergulhar em alto mar nas Ilhas Poor Knights ou explorar fiordes, naufrágios e os recifes sub-tropicais, ou navegar entre as florestas de algas e nadar com vastos cardumes de peixes. Simplificando, a Nova Zelândia é um destino de mergulho dos sonhos. É também uma terra de histórias, onde a cultura maori é intensamente mantida e termos comuns maori são parte do idioma vernáculo local – Kia ora (olá) é um começo prático para os visitantes. Quando você não estiver mergulhando, você pode experimentar bungee jumping, rafting ou caminhadas através dos muitos parques e reservas.


Mergulhos Formidáveis

• Aramoana, Dunedin, South Island (Ilha do Sul) – Este mergulho a partir da costa ao longo de um cais é realmente uma jornada entre uma pilha de navios naufragados. Aramoana, conhecido localmente como Mole, foi construído para redirecionar o fluxo das marés em Otago Harbour. Para protegê-lo da erosão em curso, muitos navios foram afundados aqui em 1920. Agora, você pode mergulhar sobre uma linha de naufrágios, embora seja difícil de dizer onde um começa e o outro termina. Este local de pouca profundidade é também cheio de bela vida marinha temperada, requintados jardins de esponjas e florestas de alga.
• Milford Sound, na Ilha do Sul – Nesta espetacular área de Fiordlands, você mergulha através de uma camada desfocada de água doce, impregnada com tanino das árvores florestais,até chegar à transparente água salgada que revela grandes corais-negro e vermelho e espinhosos dragões-marinhos-comum. Um lobo marinho pode nadar por ela, mas você provavelmente vai estar muito ocupado vendo a rica vida invertebrada. Metade do fiorde é uma reserva marinha que é incrível sobre a água, ostentando vales suspensos esculpidos por geleiras, florestas nativas densas e cachoeiras espetaculares.
• Stewart Island (Rakiura), na Ilha do Sul – Existem muitos locais de mergulho espalhados ao redor das Ilhas Stewart que apresentam alguns dos mais ricos e variados habitats marinhos na Nova Zelândia. Localizado à cerca de 30km/19 milhas ao sudoeste da Ilha do Sul, este paraíso para amantes da natureza tem densas e balançantes selvas de algas gigantes que são o lar de inúmeros peixes e os mergulhadores também podem visitar o naufrágio Marine Maid.
• Bushett Shoals, Kaikoura, na Ilha do Sul – Situada fora da costa, Bushett Shoals geralmente tem visibilidade razoável e é popular entre os fotógrafos subaquáticos por causa da abundância de macro objetos. Anêmonas-do-mar, gorgônias, corais moles e várias espécies de hidróides caracterizam o local. Grandes cardumes de bacalhau azul, peixe-vara-borboleta e peixes-trombeta-azul nadam fora dos cânions e arcos.
• White Island (Ilha Branca), na Ilha do Norte – Localizada fora da Baía de Plenty na Ilha do Norte, White Island oferece uma experiência única de mergulho ao redor de um vulcão ativo. Apresentando muitos locais de mergulho, incluindo cânions subaquáticos e paredões varridos pela correnteza subtropical que traz uma variedade de colorida vida marinha tropical e grandes peixes pelágicos. A visibilidade pode exceder 40 metros/130 pés e cardumes de peixes muitas vezes atraem predadores como os tubarões-cobre, os tubarões-azuis, os tubarões-mako, marlins, atuns e peixes-rei.
• Poor Knights Islands, na Ilha do Norte – Uma viagem de mergulho para Poor Knights é uma experiência única. As ilhas estão há 12 milhas náuticas de distância da costa nordeste de Tutukaka e tem muitos locais incríveis de mergulho. O Arco Norte e o Arco Blue Maomao estão amontoados de cardumes de maomao azul, xáreus e donzelas. As Cavernas Red Baron e a Caverna Rikoriko tem paredões que são cobertos com esponjas coloridas, anêmonas, hidróides, corais e nudibrânquios.
• Three Kings Island (Ilhas dos Três Reis) – na Ilha do Norte – Situado aproximadamente à 55km/34 milhas ao noroeste do extremo-norte da Nova Zelândia, este grupo de 13 pequenas ilhas é o lar de muitos pontos de mergulho. Os Três Reis oferecem um ambiente marinho que é mágico, bruto (em estado natural) e bonito. Locais como Durey’s Dream Pipe caracteriza-se pelas cores das gorgônias vermelhas e roxas, esponjas laranjas e violeta, e coral marfim contra um fundo de areia branco. Correntezas rápidas fazem o mergulho ser desafiante aqui, mas também trazem os pelágicos.
• HMNZS Canterbury, na Ilha do Norte – Esta fragata da marinha foi desativada em 2005 e propositalmente afundada em Novembro de 2007 em Deep Water Cove. Ela situa-se completamente na vertical e totalmente intacta, e fica à uma profundidade entre 12-40 metros/40-130 pés. O Canterburry tornou-se uma casa para nudibrânquios, lagostas, John Dorys, polvos e uma variedade de outros peixes.
 
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Dependendo do local de mergulho e da área, a visibilidade pode variar de menos de 10 metros/30 pés para mais de 40 metros/130 pés.
 
Temperatura da Água – A temperatura das águas da Ilha do Sul é mais fria, variando entre 15-20ºC/59-68ºF dependendo da estação. A temperatura das águas da Ilha do Norte varia entre 18-24ºC/64-75ºF dependendo da localização e da estação.
 
Clima – Mergulhos acontecem durante o ano todo na Nova Zelândia. O clima é subtropical no extremo norte e temperado no sul. Verões quentes e ensolarados são seguidos por invernos amenos e úmidos. As temperaturas médias no verão são entre 10-18ºC/50-64ºF enquanto o inverno traz de 3-10ºC/37-50ºF.
 
Espécies em Destaque – Os mergulhadores encontram uma ampla gama de criaturas, incluindo o maomao azul, o bacalhau azul, a cavala azul, os xáreus, os dentões, tarakihi, hapuku, peixes-rei amarelos, bacalhau-vermelho, trutas australianas, warehou, John Dorys, parore, coiós, peixes-trombeta, marlins-preto, marlins-azul, golfinhos-de-hector, tubarões-azul, tubarões-bronze, tubarões-mako, tubarões-cabeça-de-martelo, ouriço (kina), lagostas e vieiras.
 
Treinamento Recomendado – Os cursos PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio), PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e PADI Boat Diver (mergulho embarcado) são escolhas naturais para aproveitar o mergulho na Nova Zelândia. O curso PADI Dry Suit Diver (mergulho com roupa seca) pode ser uma boa ideia se você mergulhar na Ilha do Sul.

Informações de Mergulho

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Inglês. Maori também pode ser ouvido em algumas áreas.
 
Moeda – O dólar neozelandês. Cartões de crédito são amplamente aceitos.
 
Principais Aeroportos – Muitos visitantes internacionais chegam nos principais centros pelo Aeroporto de Auckland ou pelo Aeroporto de Christchurch. No entanto, voos da Austrália ou das Ilhas do Pacífico chegam aos pequenos aeroportos internacionais da Nova Zelândia.
 
Eletricidade e Internet – 230 volts, 50Hz. Internet é disponível em muitos lugares.
 
Atrações em Terra -  Há muito o que se ver e fazer na Nova Zelândia incluindo visitas às piscinas termais, banhos de lama em grupo, esqui, snowboarding, passeios de helicóptero percorrendo o bonito e infinito litoral e aproveitar a excelente comida e o vinho.

Links informativos:

newzealand.com
tourism.org.nz