INDONÉSIA

Mergulhe na Indonésia - Aventura inigualável e Biodiversidade

INDONÉSIA

A Indonésia é um epicentro de biodiversidade, hospedando uma maior variedade de vida marinha que em qualquer outro lugar na Terra. O mar do sul da China, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico convergem aqui no maior arquipélago do mundo, com mais de 18 mil ilhas. Prosperando da costa da Indonésia estão mais de 600 corais e 3000 espécies de peixes. O mergulho recreativo não é nada menos que excepcional. Há emocionantes mergulhos em correnteza, grandes mergulhos em recife, fantásticos mergulhos noturnos, mergulhos únicos com sedimentos e paredões íngremes de tirar o fôlego. Os mergulhadores técnicos provam as profundas valas e mergulhadores de naufrágio amam as muitas relíquias da Segunda Guerra Mundial. Bali é um ponto quente para encontros de gigantes peixes-lua e tem alguns declives impressionantes. No leste de Bali está Komodo, onde correntezas ricas em nutrientes sustentam um ecossistema vibrante. Fora de Lombok, as ilhas Gili são casuais, bonitas e tranquilas, com vida marinha para encantar qualquer mergulhador. Para o norte, Sulawesi apresenta mergulhos fabulosos em Lembeh Strait, Bunaken e Manado. A queda mundialmente conhecida de Wakatobi é famosa por sua ação e cor, com tudo desde polvos-de-anéis-azuis e solenostomus, até as residentes tartarugas do mar. Raja Ampat é a região do liveaboard com águas que possuem mais de 1200 espécies de vida marinha. Com mais locais de mergulho ainda a serem descobertos, a Indonésia tem algo para mergulhadores de todos os níveis.

Foto: Para todos os níveis de mergulho.

Mergulhos Formidáveis


• USAT Liberty, em Bali – Este navio de transporte do exército dos Estados Unidos de 119 metros/390 pés, foi torpedeado no Estreito de Lombok durante a Segunda Guerra Mundial e encontra-se a apenas 30 metros/100 pés ao longo da costa nordeste de Bali. O ponto mais profundo é de cerca de 30 metros/100 pés. A estrutura atrai grandes barracudas, peixes-napoleão e cangulos-pavão entre uma variedade de outros habitantes marinhos.

• Crystal Bay, Bali – Este é um dos melhores locais para encontrar o tímido mola-mola. A protegida baía se abre em um canal profundo entre as ilhas. Devido às correntezas usuais, espécies de grandes pelágicos como as raias-manta, os tubarões, os atuns e os xáreus frequentemente cruzam aqui. O recife raso oferece ótimas oportunidades de macro fotografia de peixes-sapo, cavalos-marinho e nudibrânquios.

• German Flag (Bandeira da Alemanha), em Komodo – A ressurgência na área traz água rica em nutriente que alimenta plânctons e atraem raias-manta, normalmente de Setembro à Janeiro. Muitas vezes feito como um mergulho em correnteza, você sobe passando por grandes pedras ao longo da costa que abriga garoupas, bacalhau-batata, bodião-napoleão, peixes-cirurgião e dentões.

• Cannibal Rock, em Komodo – Este exuberante monte submarino fica logo abaixo da superfície e é um celeiro de biodiversidade. Procure por cavalos-marinho-pigmeu, peixes-sapo, dezenas de nudibrânquios e abundantes camarões Coleman. Repleto de cor, você verá anêmonas verdes e azuis, gorgônias roxas, corais de chicote verde-limões, tunicados azuis e estrelas de penas multicoloridas.

• Shark Point, nas Ilhas Gili – Neste local, tubarões-de-recife e tartarugas são vistos em uma base regular. Normalmente feito como um mergulho em correnteza, você pode escolher sua profundidade e cruzar pelas formações de coral que escondem bannerfish, moorish idols e outros peixes de recife coloridos. Procure por chocos e raias-chita manchadas de azul bem como raias-manta cruzando por aqui.

• The Magnet, Belongas Bay, em Lombok – Este pináculo subaquático é exposto ao mar aberto, e é por isso que atrai pelágicos. Este é um dos poucos lugares no mundo onde você tem a chance de ver tubarões-martelo-recortado e tubarões-martelo-gigante no mesmo lugar. Caso você desça o pináculo, você também pode encontrar atuns, barracudas, tubarões-galha-branca-de-recife e tubarões-galha-preta-de-recife.

• Molas, em Manado – Este é um casco de navio mercante holandês que afundou durante a Segunda Guerra Mundial e agora está coberto com corais. O fundo começa em 38 metros/125 pés e você pode seguir para a proa na parte mais rasa e, em seguida, explorar o recife nas proximidades.

• Jahir, em Lembeh – Este local tem areia preta vulcânica que tipifica o mergulho em Lembeh. Como você cruza sob o fundo escuro, procure por ouriços-coração-roxo que abrigam caranguejos-zebra. Você também pode ver polvos-mímico, peixes-sapo, peixes-vaca-comum e os ornamentados solenostomus.

• Hotsprings, em Sumatra – Neste local raso, gás quente e bolhas de água sobem do fundo de areia. As fendas e aberturas mudam de forma e tamanho regularmente, fazendo exposições interessantes. Um divertido e peculiar mergulho – você não deve fazer este mergulho para ver muitos peixes. No entanto, você irá passar entre um monte de baiacus e alguns bannerfish e dentões amarelos.

• Teluk Mauy, em Wakatobi – Situado em uma encosta de areia, o recife começa logo abaixo da superfície e jardins de coral caem no azul profundo. As saliências fornecem abrigo para peixes de recife e ocasionalmente tartarugas. Procure por cavalos-marinho-pigmeu, pelas raras mariposas-do-mar-Pegasus, peixes-sapo e ocasionalmente polvos-de-anéis-azuis.

• Boo Rock, em Raja Ampat – Passagens arredondadas perfuram esta pedra da superfície até cerca de 5 metros/15 pés. O recife aqui é magnífico com abundantes corais moles e muitos peixes. Este local de mergulho é um dos favoritos dos fotógrafos subaquáticos porque a espetacular estrutura embaixo d'água oferece infinitos ângulos e a grande variedade de vida marinha cria grandes temas de primeiro plano.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Dependendo da área e da época do ano, você pode ser capaz de ver 6 metros/20 pés a mais de 50 metros/160 pés.

Temperatura da Água – As temperaturas variam de 20-28ºC/71-85ºF durante todo o ano, dependendo do local de mergulho e da ilha.

Clima – A Indonésia é tropical com um clima consistentemente quente e úmido. As temperaturas do ar variam de 23-30ºC/73-86ºF nas zonas costeiras durante o ano todo. A estação seca vai de Junho à Outubro, enquanto Dezembro e Janeiro podem ser muito úmidos durante a estação das monções.
 
Espécies em Destaque – Mais de 3500 espécies marinhas vivem nas águas da Indonésia. Desde cavalos-marinho-pigmeu e cardumes de tubarões-cabeça-de-martelo à raias-manta e peixes-lua (mola-mola), os animais marinhos são espetaculares. Polvos, moréias, chocos, tartarugas, tubarões, xaréus, golfinhos, peixe-anjo-imperador, garoupas, salmonetes, corcorocas, peixes-sapo, peixes-agulha, peixes-leão, peixes-escorpião e peixes-folha são abundantes. Os invertebrados também prosperam aqui bem como gorgônias, esponjas, corais moles, estrelas-de-pena, corais duros, hidróides, corais chicote e coloridos nudibrânquios.
 
Treinamento Recomendado – Faça os cursos PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e Drift Diver (mergulho em correnteza) para estar preparado para explorar montes submarinos e pináculos, e lidar com as correntezas em torno deles. Faça o curso PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio) se você planeja mergulhar nos naufrágios da Indonésia. O curso AWARE – Fish Identification (identificação de peixes) é uma obrigação para apreciar a diversidade nos recifes.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.

Idioma – A língua indonésia (Bahasa Indonesia) é o idioma oficial, no entanto, mais de 700 dialetos indígenas são falados em toda a Indonésia.
 
Moeda – A rupia indonésia. Cartões de crédito são aceitos nas grandes cidades, mas não comumente aceito em áreas mais remotas.

Principais Aeroportos
– A entrada no país será provavelmente por um destes aeroportos – Aeroporto Denpasar de Bali, Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta de Jakarta ou o Aeroporto Internacional Perdanakusuma, o Aeroporto Internacional Sepinggan de Borneo ou o Aeroporto Internacional Polonia de Sumatra.
 
Eletricidade e Internet – 220 volts, 50Hz. A Internet está disponível nas maiores cidades.
 
Atrações em Terra – A Indonésia é como um país espalhado, você encontrará diferentes atrações em cada área. Você pode fazer rafting nas águas brancas de Sulawesi, West Java e Sumatra. Surfar em Bali. Visitar o Parque Nacional de Komodo para ver os dragões de Komodo. Caminhar através da selva ou explorar templos antigos. Pare pelo Museu Central de Jakarta para ver a extensa coleção de artefatos mostrando a arte regional, cultura e história.