GRANDE BARREIRA DE CORAL

O maior e mais saudável sistema de coral do mundo.

A Grande Barreira de Coral

Queensland, Austrália
 
Quando as pessoas dizem que querem mergulhar na Austrália, o que normalmente significa é que elas querem mergulhar na Grande Barreira de Coral em Queensland – o maior e mais saudável sistema de recife de corais do mundo. A Grande Barreira de Coral é a única estrutura viva na Terra que pode ser vista do espaço. Composta por cerca de 2900 recifes individuais, 600 ilhas continentais e 300 ilhotas de coral, é sozinha a maior estrutura composta de organismos vivos do mundo. Todos os dias mergulhadores de todo o mundo visitam o recife em embarcações do tipo liveaboard ou em saídas diárias embarcadas. Os mergulhadores reverenciam o recife por sua biodiversidade e as pessoas aborígenes locais o mantém como um componente sagrado de sua espiritualidade. É justo reverenciar um lugar realmente mágico. Queensland ocupa quase um quarto da Austrália e oferece mais aventuras de mergulho além do que a Grande Barreira de Coral. A Costa Sunshine, ao sul de Queensland, tem naufrágios propositalmente afundados, formações de arenito cobertos com corais, saliências, cavernas e pináculos para explorar. Em terra, Queensland oferece matas cheias de cangurus, exuberante floresta verde tropical, deslumbrantes praias de areia branca, experiências urbanas e tudo o que já foi dito.

Foto: o maior sistema do mundo - estrutura única composta por organismos vivos.

Mergulhos Formidáveis

• Ribbon Reefs, ao norte da Grande Barreira de Coral – Esta área é conhecida pela variedade de experiências de mergulho primitivas. No final de Junho e Julho, você tem a chance de ver baleias-minke anãs. No Cod Hole, você verá como o local ganhou este nome com os gigantes bacalhau-batata que te cercam. O Pixie Pinnacle é um maravilhoso exemplo de bombora de corais que crescem a partir de uma profundidade de 40 metros/130 pés. Além disso, Challenger Bay é um ponto crucial para encontros de chocos.
• Osprey Reef – Acessível apenas por embarcações do tipo liveaboard que partem de Cairns ou de Port Douglas, este coral exposto situa-se no meio do Mar de Coral, longe de tudo. North Horn é talvez o seu local de mergulho mais famoso por servir de alimentação para tubarões. Ao redor de Bend se apresentam coloridos coral mole e oferece a chance de ver raias-manta à medida que elas passam por este local.
• SS Yongala – A assinatura de naufrágio da Grande Barreira de Coral é o SS Yongala, um navio de luxo de passageiros de 109 metros/357 pés que afundou durante um ciclone em 1911. Neste naufrágio tudo é de grande porte – serpentes marinhas do tamanho do seu bíceps e tartarugas marinhas tão grandes que parecem pré-históricas. Cada espaço deste naufrágio está coberto com vida colorida. Vale a pena vários mergulhos para tentar ver tudo.
• The Whitsundays – Composta por 74 ilhas paradisíacas, o Whitsundays é perfeito para mergulhadores que procuram completar seus mergulhos com múltiplas atividades, tais como vela, exploração da ilha ou apenas descansar nas renomadas praias. Ao mergulhar, contemple os rasos e coloridos jardins de coral e a variedade de vida marinha como as tartarugas-verde marinhas passando, os tubarões-gralha-branca-de-recife patrulhando e os impressionantes napoleões.
• Heron Island – Nas extensões meridionais da Grande Barreira de Coral, esta famosa ilha resort é acessível via balsa ou helicóptero. Mergulhe autônomo nas bomboras que serve como uma estação de limpeza para as raias-manta e também observe a aglomeração de xáreus, barracudas, enguias, tubarões, raias-chita e muitas curiosas serpentes marinhas. Outros locais de mergulho possuem tartarugas marinhas e nudibrânquios.
• HMAS Brisbane – Afastado da Sunshine Coast de Queensland está o grande mergulho de naufrágio do antigo navio de guerra HMAS Brisbane de 133 metros/433 pés que foi destruído por um míssil guiado. Este recife artificial propositalmente afundado foi abaixo em 2005 e está situado na posição vertical entre 15-18 metros/50-60 pés de profundidade. Há um monte de navios para se ver e uma grande quantidade de vida marinha que agora chama o HMAS Brisbane de lar.
 
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Marés, correntezas e ondas afetam a nitidez da água no interior da Grande Barreira de Coral, mas ela varia em média entre 15-21 metros/50-70 pés e pode atingir mais de 30 metros/100 pés. Fora do recife, a visibilidade média é de estáveis 18 à 30 metros/60 à 100 pés e muitas vezes sobe para mais de 46 metros/150 pés no Mar de Coral.
 
Temperatura da Água – Espere temperaturas de água com cerca de 30ºC/85ºF durante o verão em todo o centro e norte da Grande Barreira de Coral. Espere por cerca de 24ºC/75ºF no inverno e águas geladas fora da costa Sunshine.
 
Clima – Na tropical Queensland, a temperatura do ar durante o dia varia em média de 20ºC/80ºF no inverno e na média de 30ºC/90ºF no verão. Mergulho é ótimo durante o ano todo, mas as diferentes estações oferecem diferentes recompensas. Entre Dezembro e Fevereiro indica ótima visibilidade e água quente, enquanto de Junho até Novembro compensa com baleias-minke e baleias-jubarte emergindo e a desova de corais.
 
Espécies em Destaque – Tudo desde baleias-minke anãs, tartarugas marinhas, raias-manta, tubarões, tubarões-tapete, serpentes do mar, chocos, peixes-papagaio, enguias-leopardo, bacalhau-batata e macro vida. É o maior sistema de recife do mundo então pode realmente esperar para ver um pouco de quase tudo.
 
Treinamento Recomendado – Os cursos PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) e PADI Peak Performance Buoyancy (máximo desempenho em flutuabilidade) o ajudarão a capturar imagens que mostram a beleza do recife. O curso PADI Enriched Air Diver (mergulho com ar enriquecido) é uma boa ideia porque o ar enriquecido nitrox é amplamente disponível. O curso PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio) irá prepará-lo para visitar os icônicos naufrágios de Queensland.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Inglês, embora os funcionários das escolas de mergulho e das embarcações liveaboard falem vários idiomas.
 
Moeda – O dólar australiano. Cartões de crédito são aceitos em quase todos os lugares.
 
Principais Aeroportos – Os Aeroportos de Cairns, Brisbane, Gold Coast e Townsville recebem voos internacionais. Pequenos aeroportos regionais servem as pequenas cidades e ilhas do recife.
 
Eletricidade e Internet – Eletricidade é executada em 240 volts, 50Hz. O acesso à Internet é disponível em quase todos os lugares.
 
Atrações em Terra – Visite as florestas tropicais de Daintree, Cape Tribulation ou Mossman Gorge e admire-se com as cachoeiras de Atherton Tablelands. Pare em um dos muitos zoológicos ou parque para aprender sobre os crocodilos de água salgada, coalas, marsupiais, casuares e outras criaturas indígenas. Pratique rafting no rio Barron ou mergulhe de cabeça no interior da arte rupestre aborígene e os cangurus.

Links informativos: