ESPANHA

Mergulhe na sua próxima aventura

ESPANHA

Quase cercado pelo Oceano Atlântico, pelo Mar Cantábrico e pelo Mediterrâneo, a Espanha oferece uma maravilhosa variedade de opções de mergulho. Uma combinação de água fria e quente atrai uma grande variedade de vida aquática e há inúmeros pontos de interesse para mergulhadores de praticamente todo o país. A Espanha tem também um número de reservas marinhas incluindo Cabo de Palos, Cabo de Gata e as Ilhas Columbretes no Mediterrâneo e La Palma, La Restinga e a Isla Graciosa nas Ilhas Canárias no oceano Atlântico aberto. Cada área tem sua própria atração. Algumas, como as Ilhas Baleares no Mediterrâneo são conhecidas por sua visibilidade. No sul da Espanha, perto do estreito de Gibraltar, áreas tais como Granada, Málaga e Cádiz, tem água quente quase o ano todo. Na zona de transição do Oceano Atlântico para o Mediterrâneo, mamíferos marinhos são comuns e há enormes oportunidades para observação de baleias. No norte, Cantábria, Galiza, Astúrias e o País Basco tem águas frias, marés mais significantes e um pouco menos de visibilidade, mas eles compensam mais do que isso com uma proliferação de vida marinha.

Foto: Explore o mundo abaixo de você

Mergulhos Formidáveis

• Ilhas Canárias – Devido á sua localização e ao seu clima, é possível mergulhar durante todo o ano ao longo das sete Ilhas Canárias. Existem centenas de locais de mergulho inesquecíveis repletos de abundantes peixes marinhos e flora colorida, ostentando impressionantes paisagens subaquáticas. As Ilhas Canárias são banhadas pela corrente do Golfo, que regula a temperatura da água, mantendo-a entre 17-18ºC/63-64ºF no inverno e em torno de 23ºC/73ºF no verão. A água é excepcionalmente clara e a luz penetra profundamente abaixo d’água, uma obrigação para fotógrafos subaquáticos.


• Baix Empordà da Catalunha – Situadas longe de Sant Sebastià, Ullastres I, II e III são pirâmides subaquáticas atingindo até 7 metros/23 pés da superfície. Elas são cobertas com gorgônias coloridas e são lar de prolíficos robalos, cavalas, bodiões e nudibrânquios. Existem também inúmeros naufrágios de navios que passavam muito perto, atingiram as pirâmides e afundaram.

• Furió Fitó – Localizado na saída do Cabo de Begur é uma das mais incríveis formações rochosas subaquáticas da costa do Mediterrâneo. Esta enorme e maciça formação submersa começa em 14 metros/45 pés antes de cair para 55 metros/180 pés. O paredão norte apresenta gorgônias imensas e incrivelmente coloridas formações de coral. Dependendo da época do ano, esta área também hospeda polvos, dentões, garoupas, raias e paredões revestidos de barracudas patrulhando por alimento.

• Murcia e o Parque Marinho Islas Hormigas – Esse poderia ser indiscutivelmente o melhor lugar para mergulhas na Espanha pela enorme abundância e variedade de vida marinha. O parque é lar de grandes garoupas, cardumes de barracudas, polvos, moréias e raias-chita bem como de nudibrânquios e ocasionalmente de peixes-lua. De Agosto à Outubro, enormes bolas de isca atraem peixes pelágicos, como os atuns, pargos e xáreus resultando em espetaculares alimentações frenéticas. Você também pode mergulhar em diversos naufrágios de primeira-classe dentro do parque.

• As Ilhas Medes – Estas pequenas ilhas estão perto do litoral de L’Estartit na Costa Brava e são consideradas os principais locais de mergulho do Mediterrâneo. As ilhas são protegidas como uma reserva marinha e isso, combinado com a popularidade da região com os mergulhadores, tem feito muitos dos peixes relativamente sem medo e acessíveis. A visibilidade é normalmente muito boa.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Dependendo do local de mergulho, a visibilidade pode varia de 3-50 metros/10-160 pés.

Temperatura da Água – Variando entre as diferentes regiões, a temperatura da água varia entre 10-26ºC/50-80ºF com uma máxima de 30ºC/86ºF na zona das Ilhas Baleares durante os meses de verão.

Clima – Existem três zonas: Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e frios; Oceânico, com verões quentes e invernos frios, no norte; e semi-árido no sudeste.

Espécies em Destaque – Garoupas, moréias, opahs, bacalhaus, raias-jamanta e barracudas são todos visitantes freqüentes. Você também poderá ver ocasionalmente golfinhos, baleias, tartarugas e algumas squatinas nas áreas com fundos de areia. A vida de invertebrados e o abundante coral são de interesse particular de fotógrafos.

Treinamento recomendado – Faça os cursos PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e PADI Underwater Naturalist (naturalista subaquático) para obter o máximo das impressionantes paisagens subaquáticas e interessante vida marinha. O curso PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) é sempre uma boa escolha para recordar suas aventuras.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.

Idioma – Espanhol, com o inglês falado nas áreas turísticas.

Moeda – Euro. Cartões de crédito são amplamente aceitos.

Maiores Aeroportos – Alicante, Madrid, Barcelona, Malága e Gran Canaria estão entre os mais movimentados aeroportos espanhóis.

Eletricidade e Internet
– A eletricidade é executada em 220 volts, 50Hz. O serviço de Internet está amplamente disponível.

Atrações em Terra – Atrações e monumentos são encontrados dispersos por todo o país. Alguns exemplos incluem a impressionante arquitetura de La Sagrada Família, de Gaudí, uma igreja sem igual no mundo. A Alhambra de Granada e a Giralda de Sevilha são belas criações que mostram a presença árabe na Península Ibérica.

Link informativo: