AUSTRÁLIA

A grande Barreira de Corais

AUSTRÁLIA

 
Realmente não há nada como a Austrália. É um destino único com destaque para os diversos ambientes de mergulho encontrados neste vasto continente – o sexto maior país do mundo. A partir do extremo norte da mundialmente famosa Grande Barreira de Corais na costa oeste da Austrália, tudo se adapta para as primitivas condições de mergulho da Austrália Ocidental, as opções de mergulho são imensas. A Austrália é composta pelos estados de Queensland, Nova Gales do Sul, Victoria, Austrália do Sul, Austrália Ocidental e do Território do Norte, bem como pelo estado insular da Tasmânia. Cada estado oferece tantas aventuras diferentes de mergulho que você poderia passar anos explorando qualquer uma das áreas. De coloridos recifes de coral nas águas tropicais do norte às gigantes florestas de alga nos mares temperados do sul, a Austrália oferece tudo isso. Na superfície, você pode desfrutar da impressionante beleza natural das praias às florestas tropicais e até desertos ou visitar as movimentadas cidades com culinária e entretenimento de primeira classe. É certamente um lugar magnífico que não pode ser esquecido por qualquer mergulhador.


Queensland e A Grande Barreira de Coral
Queensland é conhecido como o destino de férias da Austrália e com razão. É a casa da Grande Barreira de Corais, que é o maior sistema de recife de coral no mundo e tem sua própria dedicatória no PADI Vacation Spotlight. Saiba mais sobre o mergulho na Grande Barreira de Coral (obs.: aqui tem que colocar um link para ir para o tópico Grande Barreira de Coral).

Nova Gales do Sul (NSW)
Nova Gales do Sul oferece uma rica variedade de mergulho durante o ano todo com correntezas tanto de água quente quanto de águas frias espalhadas pelo litoral. Ao norte, você encontrará vida marinha de água quente em vários parques marinhos. A região da costa central tem alguns locais espetaculares de mergulho incluindo o naufrágio HMAS Adeliade. Sydney tem cursos de mergulho a nível internacional apropriados à porta de entrada desta excitante e vibrante cidade. Mais ao sul, onde as águas se tornam temperadas, há locais intocados, incluindo mais de 30 locais de mergulho ao longo da baía Jervis. A Ilha Lord Howe, à 700 quilômetros ao oeste de Nova Gales do Sul, apresenta os recifes de coral mais ao extremo sul do mundo com mais de 60 locais de mergulho para explorar.

Victoria
Victoria está repleto de atrações, incluindo ambientes subaquáticos encontrados apenas em águas temperadas. Próxima da dinâmica capital Melbourne, a região da baía de Port Phillp abriga alguns naufrágios realmente incríveis e cavernas. Aqui você encontrará bela vida marinha incluindo chocos, polvos, estrelas-do-mar gigantes, raias, cavalos-marinho e até mesmo focas.

Austrália do Sul
O belo estado da Austrália do Sul tem uma rica herança que é igualmente acompanhada por sua beleza natural tanto acima quando embaixo da superfície. As bio diversificadas águas temperadas da Austrália do Sul oferecem incríveis oportunidades de mergulho a partir da costa embaixo de muitos paredões ao redor de Adelaide, bem como alguns mergulhos em naufrágio deslumbrantes! Espere para ver qualquer coisa desde leões-marinho até cavalos-marinho e se você tiver um olho afiado, talvez até mesmo o emblema subaquático do estado: o dragão-marinho-folhado, que pode ser encontrado embaixo de muitos locais de paredões.

Western Australia
Famous for being bathed in sunshine, Western Australia is fast becoming a top dive destination. From Perth you can easily explore the beautiful dive sites off Rottnest Island or visit spectacular wrecks, such as the HMAS Swan. It's possible to encounter whale sharks off Exmouth or near Ningaloo Reef, Australia’s longest fringing reef.

Austrália Ocidental
Famosa por ser banhada pela luz do sol, a Austrália Ocidental está rapidamente se tornando um principal destino de mergulho. A partir de Perth você pode facilmente explorar os belos locais de mergulho da Ilha Rottnest ou visitar espetaculares naufrágios, como o HMAS Swan. É possível encontrar tubarões-baleia longe de Exmouth ou perto do recife de Ningaloo, o mais longo recife à margem da Austrália.

Tasmânia
Separada do continente, a Tasmânia é conhecida por sua beleza natural e intocada. Com águas mais frias que o resto do continente, a visibilidade pode parecer interminável quando você não está no meio de uma floresta de algas gigantes. Os muitos naufrágios, as enormes estruturas rochosas, as cavernas e as espécies marinhas endêmicas fazem do mergulho na Tasmânia uma verdadeira aventura.

Território do Norte
Os recifes de coral de Darwin tem uma rica diversidade de peixes de recife e invertebrados e, sem dúvidas, provavelmente a melhor coleção de naufrágios da Segunda Guerra Mundial e aviões naufragados da Austrália. Os mergulhadores da Península Gove do Leste de Darwin encontram raias-mantas, tubarões de recife, tartarugas, cardumes de peixes pelágicos e até tubarões-baleia em certas épocas do ano.
 

Mergulhos Formidáveis

 • Ilhas North Stradbroke, em Brisbane – Os principais locais de mergulho aqui, Shag Rock e Flat Rock, são o lar de quantidades saudáveis de tubarões-leopardo e tubarões-lixa acinzentados. Em Flat Rock, observe os tubarões-tapete e as tartarugas nas ravinas. Shag Rock, com uma profundidade máxima de 15 metros/45 pés, é popular entre os mergulhadores recém-certificados que apreciam as ravinas e mergulham por elas. Manta Ray Bommie tem boa visibilidade e é visitada, como o nome implica, por raias-manta no verão. É também o lar de tubarões-leopardo e outra abundante vida aquática.
• HMAS Brisbane, na Costa Sunshine – Repousado em pouco menos de 30 metros/100 pés de profundidade em águas claras sem correnteza, o HMAS Brisbane de 133 metros/436 pés se tornou um recife artificial para mergulhadores em 2005. Muitos mergulhadores o consideram um dos melhores mergulhos na Austrália. O navio foi bem preparado e tem muitas entradas e pontos de saída recortados no casco. Raias-chita, tartarugas, kingfish e garoupas rondam o naufrágio.
• Ilha Bare, em Sydney – Este popular local de mergulho foi apresentado como a fábrica de vírus em Missão Impossível 2. O lado oriental da ilha tende a ter melhor visibilidade e profundidades rasas que o tornam adequado para novos mergulhadores. O lado ocidental tem vida aquática abundante, notáveis jardins de belas esponjas e um paredão de recifes rochosos com saliências e profundidades de 18 metros/60 pés. Mantenha os olhos atentos para os tubarões de Port Jackson.
• HMAS Adelaide, em Nova Gales do Sul – Propositalmente afundado longe de Terrigal, na costa central de Nova Gales do Sul em Abril de 2011, o HMAS Adelaide tem buracos estrategicamente colocados para acesso de mergulhadores para permitir a fácil exploração das áreas-principais. O naufrágio está desenvolvendo uma ótima comunidade marinha que inclui grandes chocos, garoupas, kingfish, blênios, polvos, banner fish e peixes-morcego.
• Praia Shelly, em Nova Gales do Sul – A única praia virada para o oeste em toda a costa leste da Austrália, este popular local de mergulho costeiro tem uma incrível areia branca e rochedos formando um recife natural para a vida marinha. Cruzando adiante as águas rasas com 14 metros/45 pés, você pode ver alguns tubarões-tapete e tubarões de Port Jackson juntamente com garoupas e muitos outros peixes.
• HMAS Canberra, em Victoria – Este navio naval foi preparado e propositalmente afundado como um local de mergulho em 2009. Repousando no fundo de areia em 28 metros/92 pés, o HMAS Canberra atinge até 5 metros/15 pés da superfície. Este naufrágio agora é uma reserva marinha e abriga uma saudável variedade de espécies marinhas.
• Paredão Lonsdale, em Victoria – Este longo paredão pode ser explorados em muitos mergulhos diferentes. Você desce ao longo de um paredão escarpado com pequenas bordas e grandes saliências que muitas vezes criam passagens de mergulho. Procure por peixes escondendo-se sob as fendas, incluindo o diabo azul ocidental e corais moles e esponjas grudadas no paredão.
• Cais Rapid Bay, na Austrália do Sul – Relativamente perto de Adelaide e com fácil entrada e saída, este é o cais de mergulho costeiro mais popular da Austrália do Sul. Você pode ver enormes cardumes de peixe entre as torres e este cais oferece as melhores chances de localizar dragões-marinho-folhado e até mesmo ocasionalmente os dragões-marinho-comum! Alegres raios de sol penetram acima do velho cais criando um incrível parque subaquático para fotógrafos.
• Cais Edithburgh, na Austrália do Sul – Este local de mergulho raso abriga uma notável diversidade de vida marinha. A estrutura do cais é coberta com esponjas e corais moles e fornece um parque para todos os tipos de macro vida. Tudo desde peixes-sapo até coros e de pequenos cavalos-marinho até focas residentes podem ser encontrados embaixo deste cais, bem como uma pequena colônia de dragões-marinho-folhado.
• Recife de Ningaloo, na Austrália Ocidental – Este recife descansa fora da remota costa do norte da Austrália Ocidental, estendo-se por aproximadamente 260km/150 milhas do norte ao sul – tornando-o o mais longo recife no mundo. Ele suporta mais de 220 espécies de coral e mais de 500 espécies de peixes. No entanto, são os grandes animais – tubarões-baleia, baleias-jubarte, raias-manta e peixes-boi – que realmente adicionam emoção para a área.
• Ilha Rottnest, na Austrália Ocidental – Existem inúmeros locais de mergulho ao redor desta ilha de calcário, cada um oferecendo algo um pouco diferente. As correntezas do Oceano Índico tem ajudado a formar profundas fendas, cavernas e enormes passagens fora de Rottnest, que criam labirintos em muitos locais. Os peixes ao redor da ilha são diversos e o coral macio é simplesmente sensacional.
• Caverna Catedral, na Tasmânia – Esta é a caverna mais visitada na Waterfall Bay (baía da cachoeira) porque suas três grandes aberturas fazem uma fácil entrada e por permitir que a luz se infiltre, como uma grande catedral. A caverna é de cerca de 30 metros/100 pés de comprimento a aproximadamente 21 metros/70 pés de profundidade. Esponjas coloridas e invertebrados cobrem os paredões.
• Governors Island Marine Reserve (Reserva Marinha da Ilha dos Governadores), na Tasmânia – A reserva contém mais de 15 locais de mergulho. Você pode mergulhar em enormes montes subaquáticos e emergir dentro de enormes cavernas com corais moles crescendo nos paredões. Existem muitos tipos de peixes e a curiosa vagem do sul é favorável para baleias e golfinhos.
• USAT Meigs, no Território do Norte – O USAT Meigs é um navio de transporte norte-americano de 131 metros/430 pés de comprimento que afundou durante o primeiro ataque aéreo japonês em Darwin na Austrália durante a Segunda Guerra Mundial. Situado em 18 metros/60 pés de profundidade, este naufrágio é um mergulho popular. Procure por uma variedade de peixes, incluindo barracudas anãs, dentões dourados e grandes bacalhaus do mar.
 
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – A transparência da água varia muito de não muito boa até incrivelmente nítida dependendo da área e da época do ano.
 
Temperatura da Água – Ao norte do país, a temperatura média da água é de 30ºC/85ºF no verão e de 24ºC/75ºF nos meses de inverno. No meio, a temperatura média de verão é de 24ºC/75ºF e de cerca de 18ºC/64ºF nos meses de inverno. No sul, a temperatura média da água varia entre 12-18ºC/54-65ºF dependendo da estação.
 
Clima – O mergulho é bom durante todo o ano na maioria dos estados. A Austrália tem um clima temperado durante a maior parte do ano, no entanto, isso pode variar de acordo com o tamanho do país. Os estados do norte experimentam águas quentes todo o ano enquanto os estados do sul tem águas geladas. A temporada de ciclones é de Novembro até Abril, afetando principalmente os estados do norte.
 
Espécies em Destaque – A Austrália tem uma ampla variedade de icônicas vidas marinha, desde as enormes baleias-jubarte até as criaturas menores como os dragões-marinho-folhado. O deslumbrante choco gigante australiano é encontrado em muitos locais e os tubarões-tapete e polvos-de-anéis-azuis demonstram a vida marinha única. Raias-manteiga, nudibrânquios e garoupas também são frequentes em muitos locais.

Treinamento Recomendado -  Quase todos os cursos de mergulho de especialidades PADI, exceto mergulho no gelo, irão ajudá-lo a aproveitar o mergulho na Austrália. O curso PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) é uma obrigação para capturar a beleza do lugar. O curso PADI Enriched Air Diver (mergulho com ar enriquecido) é uma boa ideia porque o ar enriquecido nitrox é amplamente disponível. A Austrália é também um destino de mergulho técnico, então consulte os cursos PADI TecRec, incluindo o curso PADI Rebreather Diver, se estiver interessado.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Inglês, embora em muitos destinos turísticos tem funcionários que falam várias línguas.
 
Moeda – O dólar australiano. Cartões de crédito são aceitos em quase toda parte.
 
Principais Aeroportos – Os Aeroportos de Sydney, Melbourne, Adelaide, Brisbane, Perth e Cairns recebem voos internacionais. Voos domésticos podem ser pegos em muitas outras áreas do país.
 
Eletricidade e Internet – A eletricidade é executada em 240 volts, 50Hz. A Internet está acessível em quase toda parte.
 
Atrações em Terra – A lista de coisas para fazer na Austrália é quase infinita. Visite o interior para ter uma sensação da cultura aborígene, que é uma das mais antigas na Terra. Cruze através do país do vinho. Passe um tempo em uma das famosas praias de surfe. Visite uma fazenda de crocodilos ou explore a floresta tropical. A Austrália poderia proporcionar uma vida de aventuras tanto acima quanto embaixo do mar.