ALEMANHA

Mergulhe na história

ALEMANHA

De lagos claros e cristalinos situados nos Alpes à inúmeros naufrágios da Segunda Guerra Mundial ao norte do Mar Báltico, a Alemanha tem uma abundância de mergulho e é um ótimo exemplo de mergulhadores que fazem a maior parte dos recursos aquáticos locais.

A Alemanha cobre mais de 350.000 km²/137.500 milhas quadradas da Europa Central. É a principal força econômica e política europeia com uma população de mais de 80 milhões no país, e os turistas que o visitam, beneficiam-se da infraestrutura associada. Há muitos bons negócios a se fazer, desde explorar muito uma metrópole moderna e participar do maior festival do mundo, o Oktoberfest, até vaguear através do Parque Nacional Floresta Bavarian ou caminhar na lama da reserva da biosfera da UNESCO do Mar Wadden.

Do ponto de vista do mergulhador, o que se destaca é que não importa onde você está ou o que está fazendo, provavelmente existe uma aventura subaquática o esperando por perto. Com exceção dos naufrágios do Mar Báltico, a maioria destes mergulhos são de água doce, muitos em altitude em ambientes deslumbrantes.

Foto: Explore as profundezas da Alemanha.

Mergulhos Formidáveis

• The Helland – Este grande iate de motor em aço repousa em cerca de 18 metros/60 pés, é um dos muitos no Mar Báltico, que é literalmente cheio com naufrágios, alguns que datam do século IX ou X. Devido à profundidade razoável, e ao fato de que ele é facilmente acessível a partir de Kiel por barcos infláveis de casco rígido (RIBs), que são barcos de mergulho rápidos e é uma aventura por si só, o Helland é um local ideal para novos mergulhadores em naufrágio.

• The Hanau – Este navio de carga alemão movido à vapor de cerca de 137 metros/450 pés de comprimento, atingiu uma mina em 1944 e afundou. Hoje ele é um popular naufrágio com cerca de 15 metros/45 pés de profundidade.

• Kreidesee – Localizado perto de Warstade, esta pedreira submersa de 117 anos foi usada para escavação e processar cal de 1862 até 1976. Quando a fábrica fechou, a pedreira encheu com água do solo. O lago agora oferece profundidades de 60 metros/200 pés e abrange cerca de 33 hectares/82 acres. Você ainda pode ver parte da fábrica, vários naufrágios e até mesmo o avião Piper PA-28, que costumava pertencer ao astronauta norte-americano Alan Shepard. A água é cristalina e os mergulhadores regularmente encontram trutas e salmões. Água fria, quedas e profundidade, fazem o treinamento e o equipamento apropriados uma necessidade.

• Sundhäuser See – Encontrado em Nordhausen, este é um ótimo exemplo de fazer o máximo com as oportunidades de local de mergulho. Este lago tem a sua própria cidade subaquática, integrada com uma igreja, um naufrágio e até mesmo um cemitério subaquático. A visibilidade geralmente é boa e a água fria faz deste um local ideal para experimentar sua roupa seca. Mantenha-se atento para os lúcios, peixes de pesca, esturjões, enguias e lagostins enquanto cruza as ruas submersas.

• Walchensee – Um dos maiores lagos alpinos na Alemanha, o Walchensee fica à 800 metros/2625 pés acima do nível do mar nos Alpes Bavarian e está a mais de 180 metros/600 pés de profundidade. Formado por forças tectônicas maciças e subsequente erosão glacial, o cenário terá mergulhadores ofegantes na maravilha. Água clara, algumas quedas acentuadas e mais do que alguns naufrágios para fazer ótimos mergulhos. Carpas, enguias, trutas e outras espécies de água doce fazem parte de quase todos os mergulhos. O mergulho em altitude na água fria requer um treinamento apropriado, então você vai querer consultar um PADI Dive Center ou um resort local.

• Bodensee (Lake Constance) – Situado à 395 metros/1296 pés acima do nível do mar, nos Alpes, na fronteira com a Alemanha, a Áustria e a Suíça, este é o terceiro maior lago da Europa Central. Suas paisagens deslumbrantes e ótimos mergulhos fazem deste um excelente destino para viagens de mergulho. Ele tem três áreas distintas: Obersee (Upper Lake), Untersee (Lower Lake) e Seerhein (uma secção de conexão do Rio Reno). É um corpo maciço de água com mais de 60km/36 milhas de comprimento e em alguns lugares com quase 14 km/9 milhas de largura. Em alguns lugares, ele também atinge uma profundidade máxima de mais de 250 metros/820 pés. Você pode escolher entre mergulhos em paredões, em naufrágios e até opções de mergulho em correnteza, com muitos locais de mergulho facilmente acessíveis a partir da costa. A impressionante paisagem alpina continua debaixo d’água com quedas acentuadas que mergulham para bem além das profundidades recreativas. Os mergulhadores fazem bom uso de roupas secas para ficar aquecidos e confortáveis abaixo da termoclina mesmo no verão, quando a maioria dos mergulhos acontecem. Trutas do ártico, lúcios, pregados e outras espécies de peixes de água doce podem se juntar ao mergulho.

• Kulkwitzer See – Neste lago perto de Leipzig, você encontrará camping, esqui aquático, vela e trilhas para preencher as horas entre os mergulhos. Profundidades máximas em cerca de 32 metros/105 pés junto com a abundância de locais de água rasa interessantes torna-o adequado para todos os mergulhadores. A visibilidade média é de 10-20 metros/35-70 pés e o acesso à costa é fácil. Trutas do ártico e grandes peixes de pesca são companheiros de mergulho regulares, com enguias de água doce e lagostas saindo à noite.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Dependendo da localização e da época do ano, a partir de 3-18 metros/10-60 pés.

Temperatura da Água – As condições de mergulho bálticos variam de acordo com as temperaturas da água, que variam de um mínimo de 2ºC/36ºF em Março à 20ºC/68ºF na superfície no verão. Os lagos alpinos podem chegar a 15ºC/60ºF na superfície no verão mas será frio abaixo da termoclina.

Clima – Varia significativamente com a localização e a altitude, verifique localmente. Em geral, invernos frios e verões confortáveis.

Espécies em Destaque – Espere para ver a gama de peixes de água doce europeus como os lúcios, peixes de pesca, carpas, pregados de água doce, trutas, as trutas do ártico (que rivalizam com as muitas espécies marinhas coloridas quando em regalia de desova), enguias, bremas e bagres.

Treinamento Recomendado – Faça os cursos PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio) para mergulhar nos profundos naufrágios bálticos. O curso PADI Dry Suit Diver (mergulho com roupa seca) é uma boa escolha.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.

Idioma – Alemão. A maioria dos alemães sabem um pouco de inglês, especialmente nas áreas turísticas, mas as funções do país são em alemão.

Moeda – Euro (EUR). Cartões de crédito são amplamente aceitos.

Maiores Aeroportos – Os três maiores são o de Frankfurt (FRA), o de Munich (MUC) e o de Düsseldorf (DUS).

Eletricidade e Internet – 230 volts, 50Hz. Plugue tipo C. O serviço de Internet é amplamente disponível.

Atrações em Terra – Explore o Parque Nacional Jasmund, onde penhascos de calcário mergulham direto para o Mar Báltico e a floresta intocada acena para os excursionistas. Passeie por Lindau, próximo da fronteira austríaca, alemã e suíça, no Lago Constance e admire-se nas construções medievais que ilustram esta popular atração turística. Junte-se a cerca de seis milhões de visitantes para a Oktoberfest (que começa em Setembro) e aprecie algumas cervejas como a Würstel, Knödel e alemã.

Links informativos