RIVIERA MAYA E CANCUN

Explore o mundo em sua volta

RIVEIRA MAYA E CANCUN

Antigamente um pequeno conjunto de pequenas vilas de pescadores, esta parte da península mexicana de Yucatán, começando em Cancun e alongando-se ao sul, evoluiu para um dos mais populares e dinâmicos destinos de turismo no Mar do Caribe ocidental. Ela oferece a combinação perfeita de oportunidades de mergulho, experiências culturais, lojas e aventura. É igualmente suficiente para satisfazer o mergulhador autônomo mais fanático e para as pessoas que preferem ficar em terra. Para mergulhadores de caverna, esta região é lendária, mas todos podem explorar algumas das cavernas cheias de feixes de luz em Riviera Maya. Em Cancun, ao lado da agitação dos movimentados resorts estão alguns excelentes locais de mergulho, incluindo naufrágios e recifes que estão com a vida marinha cheia de ação. Se é vida noturna e bom mergulho, ou calma, praias tranquilas e bom mergulho, você encontrará tudo isso na península de Yucatán.


Foto: Mergulhe em sua próxima aventura.

 Mergulhos Formidáveis

• Punta Cancun – Este é o local mais popular entre os mergulhadores e fornece acesso à vários locais de mergulho e alguns recifes de coral saudáveis. Localizado no extremo leste da zona hoteleira de Cancun, os recifes contém coloridas formações de coral e você pode passar tempo com uma diversa gama de vida marinha, incluindo barracudas, raias e tubarões.

• Punta Nizuc – Punta Nizuc é famosa por seu snorkeling e por seu mergulho, graças a um recife repleto de abundante vida marinha. A profundidade média varia de 10 metros/30 pés e a ótima visibilidade fazem deste um local espetacular, onde os mergulhadores encontram lagostas, garoupas, raias, peixes-sargento e outras formas de vida no recife. Em Punta Nizuc, a arte encontra a conservação de recifes de coral e os mergulhadores podem visitar a estátua de uma jovem garota deitada em um jardim de coral. Ela é parte de um museu subaquático, o Museo Subacuático de Arte (Museu Subaquático de Arte), que vale a pena explorar.

• Playa del Carmen, Akumal e Tulum – No sul de Cancun, a Playa del Carmen é uma cidade movimentada com uma vibe europeia. Akumal e Tulum, ambas ao sul de Playa del Carmen, são pacatas aldeias que oferecem um vislumbre da antiga Yucatán. Geralmente os locais de mergulho aqui são rasos, com excelente visibilidade e passeios de barco são tão curtos quanto cinco minutos. É provável que você veja tartarugas, barracudas, raias-manteiga, lagostas e tubarões-lixa.

• Pared Verde – Partes dos paredões aqui são divididos por inclinados rios de areia e o paredão principal é bem povoado com coral, esponjas e inúmeros macro-invertebrados. Profundidades de 40 metros/130 pés são possíveis e a correnteza pode ser uma consideração a se fazer. Grandes espécies de pelágicos são frequentemente vistas aqui dada a localização do recife no meio de uma planície arenosa.

• Cenotes – Se você quer tentar algo verdadeiramente especial, mergulhe em Cenote. Estas crateras profundas cheias de água doce se formaram quando os telhados das cavernas de calcário colapsaram e se encheram de água. As crateras elaboradas de Yucatán tem sistemas de cavernas intricadas e túneis subterrâneos que atraem os mergulhadores do mundo todo. Muitas crateras ostentam águas cristalinas azul-turquesa e uma bela variedade de estalagmites e estalactites formadas ao longo de milhões de ano.
 
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.
 

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Para os mergulhadores de oceano aberto fora de Riviera Maya, a visibilidade pode variar de 12 metros/40 pés no inverno à 27 metros/90 pés no verão. A visibilidade nas crateras e nas cavernas é limitada apenas pela qualidade de sua visão.
 
Temperatura da Água – A temperatura média da água é entre 25-28ºC/77-82ºF no inverno e entre 27-29ºC/81-85ºF no verão. A temperatura nas crateras é um pouco mais fria.
 
Clima
– A temperatura média do ar é entre 18-32ºC/65-90ºF. A estação chuvosa é de Maio à Outubro e a estação seca é de Novembro à Abril. Maio e Junho tem a maior umidade. De Junho à Outubro é a temporada de furacão.
 
Espécies em Destaque
– Há uma abundância de tartarugas-de-pente e é comum vê-las enquanto mergulha. Outros locais incluem raias-chita, moréias, lagostas, peixes-espada, peixes-papagaio, bodiões-crioulo, peixes-trombeta, peixes-anjo e as tradicionais espécies de recife do Caribe. Se você tiver sorte, poderá ter um vislumbre de tubarões-limão, tubarões-lixa e possivelmente até peixes-boi em certos mergulhos.
 
Treinamento Recomendado
– Faça o curso PADI Cavern Diver (mergulho em caverna) para mergulhar na maioria das crateras. Considere o curso AWARE – Fish Identification (identificação de peixes) para ajudá-lo a identificar o que você vai ver e o curso PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) para capturar imagens de toda a vida marinha.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Espanhol, embora o inglês seja amplamente falado em áreas turísticas.
 
Moeda – Pesos mexicanos. Cartões de crédito são amplamente aceitos nas áreas turísticas.
 
Principal Aeroporto – Muitos mergulhadores voam pelo Aeroporto Internacional de Cancun.
 
Eletricidade e Internet
– 110-120 volts, 60Hz. A Internet está amplamente disponível nas áreas de resorts.
 
Atrações em Terra – Visite as Ruínas Maias de Tulum ou Chichen Itza. Confira as ótimas lojas, faça um passeio na selva, participe em vários esportes aquáticos ou passe um tempo em uma das excelentes praias.

Links informativos: