OMAN

OS Melhores Mergulhos - de Outubro a Maio, quando o mar está calmo

OMAN

O litoral de Omã é relativamente intocado e existem grandes pontos de mergulho perto da capital Muscat. Você também pode ir para o norte de Oman na região de Musandam, que se projeta para o Estreito de Ormuz, na foz do Golfo Pérsico. Este local remoto e acidentado tem águas ricas em nutrientes que abrigam uma enorme quantidade de diversidade e abundância de vida marinha. No extremo sul, na área ao redor Salalah, tem uma costa intocada com baías e praias aparentemente intermináveis. Aqui florestas de algas aparecem durante o verão, tornando possível pela ressurgência o afloramento durante a monção, e depois morre lentamente e voltam no final de setembro. Isso torna excepcionalmente possível mergulhar nos mesmos locais das algas e nos recifes de coral por um curto período de tempo. O melhor período de mergulho é de outubro a maio, quando os mares estão calmos e a água aquecida. Talvez seja o momento para tirar umas férias para mergulhar em Oman.


Mergulhos Formidáveis

• Daymaniyat Islands, Muscat - Este conjunto de pequenas ilhas rochosas ao norte de Muscat é cercada por recifes de coral e são reservas naturais e um importante local de desova de tartarugas. Você estará cercado por uma abundância de peixes e sobre os recifes de coral exuberantes abaixo de 30 metros/ 100 pés. Não é incomum  ver tartarugas, é claro, mas também pode ver raias e tubarões de recife.

• Bander Khayran, Muscat - Vários locais de mergulho estão localizados dentro de uma série de enseadas e baías ao sudeste de Muscat. O mergulho é predominantemente nos recifes de coral e relativamente rasos, mas a área também possui alguns declives acentuados e um dos melhores mergulhos de naufrágio em Oman - o Al Munassir. O governo Oman afundou propositalmente este navio a 84 metros/ 276 pés como um recife artificial e ele agora está na posição vertical na parte inferior em cerca de 30 metros/ 100 pés. Moreias gigantes, grandes cardumes de pargo e goatfish, bem como tartarugas e raias, vivem no navio.

•  Fahal Island, Muscat - Esta pequena ilha de pedra calcária oferece excelente mergulho em grutas através de recifes abaixo de 40 metros/ 130 pés. É também conhecido por outro nome - Shark Island - devido a frequentes visitas de tubarões próximos aos bancos de areia da ilha.

•  The Caves, Musandam - Normalmente acessados a partir dos Emirados Árabes Unidos, neste local você vai descobrir que o oceano promoveu uma série de câmaras e túneis na rochas de calcário, que proporcionam esconderijos para lagostas, camarões e outras espécies de tartarugas. O fundo de areia das cavernas é o local de descanso perfeito para raias e tubarões. Certifique-se de levar uma lanterna de mergulho.

• Lima Rock, Musandam – Lima Rock tem os dois locais mergulhos que normalmente são acessados a partir dos Emirados Árabes Unidos. Aqui, você encontrará corais incrustados, paredões com profundidades de até  20 metros/ 66 pés, juntamente com cavernas e fendas criadas pela erosão do substrato do calcário. Várias espécies de peixes e atum nadam nas águas abertas ao lado da rocha e você pode observar tubarões-baleia nos meses mais frios.

• Mirbat, Salalah - Muitos dos locais de mergulho de Salalah são alcançados com veículo tipo safari, mas também há passeios de barco. Você vai mergulhar em uma pequena baía para acessar os corais rochosos cobertos de folhagem e povoados com moreias, tubarões, polvo, pargo, tartarugas e ocasionalmente, golfinhos. Esses locais ficarão diferente quando algas marinhas estão crescendo.

Informações para o Mergulho

Visibilidade - Médias 15-30 metros / 50-100 pés, mas podem ser afetados por uma variedade de fatores, incluindo água rica de nutrientes. Isso reduz a visibilidade, mas geralmente aumenta a abundância de vida marinha..

Temperatura da água – Dependendo da estação e área, as temperaturas da água variam 19-28 °C / 66-82 °F. Durante ressurgência de Salalah, a temperatura da água pode cair para um mínimo de 13° C / 55 °F.

Clima – Geralmente, é quente, com pouca chuva. As montanhas de Dhofar, no sul tem chuvas sazonais e neblina pesada de Junho a Setembro, mas algumas partes da costa podem não ter chuva em um determinado ano. As temperaturas do ar variam 22-37 °C / 72-99 °F e pode ir a 50 °C / 122 ° F. Com exceção da temporada de monções no sul, você pode mergulhar em Oman durante o ano todo.

Espécies em destaque - Há uma grande variedade de corais moles e duros, peixes de recife e nudibrânquios. Além da vida do recife diversificada, você terá a oportunidade de ver espécies numerosas baleias e golfinhos, tartarugas, raias e tubarões.

Formação recomendada - Os cursos Mergulho em Correnteza (PADI Drift Diver) e Mergulho embarcado (PADI Boat Diver) irão ajudá-lo a desfrutar de mergulho  em  muitas ilhas. O curso de Mergulho em Caverna (PADI Cavern Diver) também é uma boa escolha para os locais com cavernas, túneis e grutas. O Curso AWARE - identificação de Peixes (AWARE – Identification Fish Course) irá ajudá-lo a apreciar a diversidade de espécies de peixes.

Informações de viagem

Idioma - O idioma oficial é o árabe. Inglês é amplamente falado nos resorts.

Moeda - Rial de Oman. Cartões de crédito são amplamente aceitos.

Principais Aeroportos - Aeroporto Muscat, localizado em Wilayat Al Seeb, é o principal aeroporto em Oman. Salalah Airport é o outro aeroporto internacional em Oman.

Eletricidade e Internet - 240 volts, 50 Hz. Internet é comum em hotéis e áreas de resort.

Principais Atrações - Há mais de 30 locais de patrimônio geológico para explorar em Oman. O terreno diversificado de montanhas, desertos e paisagens marinhas fazem caminhadas e acampamentos atividades populares. Veja o temor da Grande Mesquita Sultan Qaboos e visite o Muttrah Souk para fazer algumas compras.

Cultura - Oman é uma sociedade conservadora e os visitantes devem respeitar os costumes locais e se vestir modestamente. Cobrir os braços e pernas, enquanto em áreas públicas.

Links informativos: