MOÇAMBIQUE

Megafauna - o ano inteiro

MOÇAMBIQUE

Mencione Moçambique e a maioria dos mergulhadores imediatamente pensam em megafauna. Tubarões-baleia e raias-manta rondam as águas ricas em plânctons durante todo o ano e as baleias-jubarte seguem seu caminho através do Canal de Moçambique a partir da Antártica. Moçambique, localizada na costa sudeste da África, tem mais de 2000 quilômetros/1250 milhas de costa banhada pelas correntezas Aghulhas que correm do sul. Ao norte, o arquipélago Quirimbas é a casa das recentemente designadas Primeira e Segunda Área Marinha Protegida (MPA). A maior área marinha protegida no continente africano, que protege ricos recifes de coral e manguezais e é um viveiro importante para inúmeros peixes de recife e de cinco das sete tartarugas marinhas de oceano entre outros habitantes notáveis. Ao sul, a Área de Proteção Maputo abrange a costa da Ponta de Ouro até o rio Maputo proporcionando um refúgio para ninhos de tartarugas marinhas e a conservação dos ecossistemas de recifes costeiros. Longe da Praia do Tofo, em Inhambane, os becos dos tubarões-baleia (um corredor de alimentos corrente de ricos plânctons) atrai tubarões-baleia durante o ano todo. Avistá-los é quase garantido. Isso por si só, colocará Moçambique nas listas de muitos mergulhadores.



Mergulhos Formidáveis

· Doodles, em Ponta do Ouro – Isto é um longo e interessante recife com pequenas quedas e fundos de areia. Cardumes de peixes de recife juvenis (alevinos), camarões, dentões, peixes-cofre e tartarugas chamam os corais duros e moles de lar. Muitas vezes você compartilha o recife com amigáveis chernes, que podem atingir um comprimento de 2 metros/6,5 pés e podem pesar até 110 kg/240 libras. Peixes para pesca esportiva e golfinhos muitas vezes também são avistados.

· Pinnacles, em Ponta do Ouro – Este recife profundo é conhecido pela cidade de Zambezi e por poder ver os tubarões-cabeça-de-martelo. Grandes chernes patrulham as águas e formações de raias flutuantes passando não é incomum. Formações grossas de coral escondem enguias e peixes de recife e várias espécies de peixes para pesca esportiva estão quase sempre presentes, rondando a frequentemente forte correnteza à procura de sua próxima refeição.

· The Gap, em Pemba – Este espetacular paredão de mergulho está localizado na borda da plataforma continental em uma queda que mergulha em 80-120 metros/260-390 pés. É um terreno fértil para a alimentação de grandes peixes para pesca esportiva. O mergulho começa em cerca de 10 metros/33 pés e apresenta estruturas espetaculares enfeitadas com grades gorgônias em cerca de 37 metros/120 pés. Peixes-lua e raias-chita são uma possibilidade real aqui.

· Edge of Reason, em Medjumbe Island – De acordo com os gráficos, esta queda cai diretamente a mais de 850 metros/2750 pés – obviamente boa para mergulhos recreacionais na profundidade. Saliências e cavernas de 20-30 metros/70-100 pés abrigam espécies como o napoleão, as garoupas, os tubarões de recife, os dentões e os nasos. O local de mergulho recebeu este nome pelas sensações que enchem você como os paredões que caem ao azul profundo.

· Kingfisher Reef, em Inhambane – Existem muitos locais de mergulho neste recife longe da Praia de Jangamo. O recife oferece uma grande diversidade de vida merinha, incluindo muitas espécies de peixes tropicais e numerosas raias-manta gigantes que visitam as estações de limpeza.

· Manta Reef, em Tofo – Este é a vitrine da área de mergulho, famoso por algumas estações de limpeza de mantas. É um delicado mergulho em correnteza que começa com uma descida de mais de 26 metros/85 pés de profundidade no meio de um pequeno anfiteatro repleto de vida. A primeira estação de limpeza é atingida em uma área arenosa em 21 metros/70 pés. Aqui, as mantas circulam acima da sua cabeça para serem limpas por peixes-dourado, bodiões e peixes-borboleta. Em boa visibilidade é possível assistir a mais de dez mantas circulando acima de sua cabeça.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – A partir de 10 metros/33 pés e acima disso, afetada pela maré e pela correnteza. Correntes de ricos plânctons, que são ótimos para a abundante vida marinha, às vezes vindo com uma quantia de visibilidade.

Temperatura da Água – Um pouco mais fria no inverno e mais quente no verão, a temperatura da água varia entre 22-28ºC/72-82ºF.

Clima – Este clima tropical tem dias ensolarados e noites frescas durante todo o ano. A estação seca vai de Abril até o final de Dezembro e a temporada de verão vai do final de Dezembro à Março. A temporada de verão é mais quente com maior umidade e ocasionalmente chuvas breves e intensas, geralmente à noite. As temperaturas diurnas variam entre 22-32ºC/72-90ºF.

Espécies em Destaque – Tubarões-baleia, raias-manta, peixes-boi (embora seja raro encontrá-lo durante o mergulho), tartarugas marinhas, uma variedade de peixes de recife e macro fauna.

Treinamento Recomendado – Faça o curso AWARE - Fish Identification (identificação de peixes) para ajudá-lo a identificar a vida marinha local. O curso PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) também é ótimo para registrar sua aventura.

 Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.

Idioma – Português é o idioma oficial. Swahili, Makhuwa e Sena também são falados. O inglês é comum em zonas turísticas. 

Moeda – Metical de Moçambique. O rand da África do Sul, o dólar dos Estados Unidos e o euro são aceitos. Cartões de crédito são aceitos em muitos lugares.

Principais Aeroportos – O Aeroporto Internacional Maputo é a principal plataforma de voos internacionais. Os aeroportos de Beira, Pemba, Vilankulu e Inhambane também recebem voos internacionais.

Eletricidade e Internet – 220-240 volts, 50Hz. Internet é disponível nas cidades e na maioria das áreas turísticas – hotéis e cafés.

Atrações em Terra – Dê uma caminhada até uma cachoeira através das plantações de chá. Aprecie a arquitetura em Maputo, a capital da cidade. Tire tempo para um safári africano ou simplesmente relaxe na praia entre os mergulhos. 

Information links:

mozambiquetourism.co.za 

visitmozambique.net