GRANADA E CARRIACOU

Mergulhe em correntezas eletrizantes - o maior naufrágio do Caribe

Granada e Carriacou

Granada tem um eletrizante mergulho em correnteza, uma surpreendente macro-vida marinha e o maior e o pior naufrágio do Caribe – o Bianca C, um navio de luxo de 183 metros/600 pés. Há muitos detritos de naufrágios na paisagem marítima de Granada, tanto naturalmente perdidos quanto propositalmente afundados. Você pode mergulhar facilmente somente em naufrágios em Granada, mas você poderia sentir falta dos recifes, paredões e dos esculturais parques subaquáticos que são cheios de ecossistemas marinhos. Ilhas Sister, Carriacou e Petite Martinque também oferecem oportunidades fantásticas de mergulho. Flutue além dos corais incrustados e uma variedade de esponjas e gorgônias enquanto observa cardumes de xaréus, peixe-rei e bodiões-crioulo. Acima da água, Grada é conhecida como a Ilha das Especiarias e há inúmeras cachoeiras e florestas para explorar.

Foto: Mergulhe e desfrute de esculturas submersas, corais, recifes e paredões.

Mergulhos Formidáveis

• Bianca C – Conhecido como o “Titanic do Caribe”, este navio gigante pegou fogo em 1961 e afundou em 50 metros/165 pés de água. Embora o topo do naufrágio esteja em cerca de 23 metros/75 pés, o convés principal situa-se entre 28-38 metros/90-125 pés de profundidade, por isso é um mergulho avançado. Ao longo dos anos, partes dele se colapsou, mas ainda há muita estrutura para se ver. Está incrustado com esponjas e corais e é visitado por cardumes de xaréus, barracudas e raias-chita pintadas.
• Moliniere Underwater Sculpture Park – Jason DeCaires começou o Parque de Esculturas Subaquáticas em 2006 em uma das Unidades de Conservação Marinha de Granada. Com mais de 50 esculturas em tamanho natural, o projeto mostra processos ambientais que transformaram a arte em um recife artificial. Como a vida marinha começa a crescer sobre a superfície de cada peça, uma variedade de cores e padrões emergem, criando um impressionante visual.
• Fisherman’s Paradise – Localizado no extremo sul de Granada, este local é onde o Oceano Atlântico se encontra com o Mar do Caribe. Frequentado por correntezas, você pode deslocar-se entre os cardumes de piranjicas, espiar raias-chita e raias-manteiga, ver tartarugas marinhas e talvez ver grandes tubarões-lixa em quase todos os mergulhos. O coral possui muitas saliências, bordas e cavernas para explorar, muitas vezes habitadas por grandes moréias.
• Purple Rain – Bodiões-crioulo descem como gotas de chuva púrpura sobre os fragmentos de coral roxo neste local. Siga os dois bloco deste recife que correm paralelos à costa para ver uma enorme variedade de peixes de recife além de bodiões. Procure pelos vermes do mar bem como tartarugas e tubarões-lixa.
• Sister Rocks, em Carriacou – Existem vários locais de mergulho abaixo dessas rochas de Carriacou. Com recifes que começam rasos e suavemente inclinam-se para baixo, existem plataformas de corais saudáveis e muitos peixes. Normalmente feito como mergulhos em correnteza, é provável que você veja bodiões-crioulo, dentões e barracudas e grandes esponjas cilíndricas. Estes são ótimos mergulhos para fotógrafos subaquáticos.
• Mabouya Whirlpool, em Carriacou – Neste local, você deslizará através de bolhas termais que surgem do fundo do oceano, geradas pela atividade vulcânica. É uma experiência única e popular. O recife começa com 8 metros/24 pés e desce para cerca de 20 metros/70 pés. Olhe para o naufrágio de um pequeno rebocador nas proximidades.
• Twin Sisters, em Isle-de-Ronde – Um passeio de barco a partir de Granada ou Carriacou nos leva até este local de mergulho intocado. Espie cavernas subaquáticas e nade ao longo de quedas profundas. Olhe para os grandes peixes que cruzam à distância.
 
Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – A visibilidade é geralmente boa e varia entre os 15-30 metros/50-100 pés.
 
Temperatura da Água – A média das águas é de 26ºC/79ºF no inverno e de 28ºC/83ºF no verão.
 
Clima – A temperatura do ar varia entre os 27ºC/80ºF no inverno e 30ºC/87ºF no verão, mas há geralmente uma brisa agradável. A estação seca é entre Janeiro à Maio e a estação chuvosa é de Junho à Dezembro, abrangendo a temporada de furacões no Caribe.
 
Espécies em Destaque – Brilhantes corais-sol cobrem a maior parte das porções com sombra dos muitos naufrágios de Granada. Procure por raias-chita pintadas, raias-manteiga, tartarugas marinhas, barracudas e tubarões-lixa planando pelos corais. Os coloridos bodiões-crioulo são abundantes e você pode ver polvos, moréias e peixes-lagarto à espreita.
 
Treinamento recomendado – Os cursos PADI Wreck Diver (mergulho em naufrágio), PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e PADI Drift Diver (mergulho em correnteza) o ajudarão a visitar os naufrágios incomparáveis e os declives de Granada.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Inglês e Patois (crioulo) são amplamente falados.
 
Moeda – Dólar do Caribe Ocidental (EC). Cartões de crédito são amplamente aceitos.
 
Principais Aeroportos – Voos internacionais e regionais chegam e partem do Aeroporto Internacional Maurice Bishop em Granada. Você pode pegar um voo inter-ilhas para Carriacou.
 
Eletricidade e Internet
– 230 volts, 50Hz, embora hotéis podem ter tomadas de 110 volts, 50Hz. Há boas instalações com Internet em Granada.
 
Atrações em Terra – Uma visita ao mercado de especiarias em Georgetown e uma excursão pela Estação de Processamento Gouyave Nutmeg são obrigatórias em Spice Island. Existem inúmeras trilhas pelas florestas até as magníficas cachoeiras. Pare no Forte Matthew ou no Museu Nacional de Granada para um pouco de história sobre a ilha.

Links informativos: