EGITO

Uma das civilizações mais antigas do munso.

EGITO E O MAR VERMELHO

Lar de uma das mais antigas civilizações do mundo, o Egito sustenta o testemunho de alguns dos primeiros triunfos da humanidade. As pirâmides do Cairo são uma das Sete Maravilhas do Mundo e o vizinho Museu de Antiguidades Egípcias abriga os lendários tesouros de Tutancâmon. Mas o Egito é muito mais do que monumentos antigos e pirâmides. É um cruzeiro pelo Nilo, um hotel de luxo e agitada vida noturna, é um vasto deserto revigorante e, especialmente para os mergulhadores, é o Mar Vermelho. Apenas um pouco além da costa encontram-se águas frescas e azuis, belas enseadas, milhões de peixes, uma fantástica visibilidade, recifes protegidos, fortalezas, pináculos, paredões, jardins de coral e naufrágios. Todos eles enviam um convite para mergulhadores e marcam o Mar Vermelho como um destino de aprendizado mundial de mergulho autônomo recreacional. Não importa quão impressionante são as atrações fora d’água, a verdadeira joia da coroa egípcia tem que ser o mergulho simplesmente estarrecedor. A viagem para o Mar Vermelho, a partir de Taba no norte do Golfo de Aqaba, por meio de Dahab e de Sharm El Sheikh, até Hurghada e Safaga no extremo sul, no sul se destaca os encantos para os mergulhadores.


 Foto: Mergulhe no Mar Vermelho, uma das 7 maravilhas do mundo.

Mergulhos Formidáveis

• Taba: Pharaoh’s (or Farun) Island – Situada ao extremo norte do Golfo de Aqaba, esta área é conhecida por fascinantes e endêmica vida marinha – peixes-sapo, que pode ser um dos peixes mais curiosos. Um antigo porto fenício, esta pequena ilha repousa em meros 250 metros/275 jardas distante da costa e um castelo restaurado tem a vista para os locais de mergulho relativamente desertos. Pequenos pináculos e paredões com queda de 25 metros/80 pés apresentam coral saudável, cardumes de bremas e peixes-morcego e as onipresentes moréias. Este é um ótimo lugar para explorações em terra e também para mergulhar.

• Dahab: The Blue Hole – Mergulhado à 130 metros/430 pés, este é um dos mais famosos locais de mergulho no mundo. Embora haja abundância para os mergulhadores aproveitarem nos limites recreacionais, mergulhadores de nível técnico apropriadamente qualificados aproveitam o máximo do local atravessando o “arco” de 56 metros/185 pés até o paredão de recife do outro lado. Este é um lugar popular para mergulhadores freedivers também.
• Sharm el Sheikh: Straits of Tiran – Situado na foz do Golfo de Aqaba, o estreito forma uma constrição natural e consequentemente o mergulho é espetacular. Mergulhadores privilegiados que visitaram os recifes aqui (Jackson, Gordon e Woodhouse entre muitos outros) falam seus nomes em sussurros respeitosos. Banhado pelas fortes correntezas, este recife é o local favorito para perseguir grupos de xaréus, barracudas e tubarões que rondam as bordas dos recifes em busca dos seus primos menores desavisados ou feridos. Moréias enormes deslizam através das cabeças e fendas de coral, que estão cheios de anthias e inúmeros outros moradores do recife.
• Sharm el Sheikh: Ras Mohamed National Park – O primeiro parque nacional egípcio ainda é um dos melhores. Está a cerca de 20 quilômetros/12 milhas ao sul de Sharm El Sheikh, no extremo sul da Península do Sinai onde o Golfo de Aqaba encontra o Golfo de Suez. Devido à mistura dessas águas, a área abriga recifes de coral saudáveis e inúmeros recifes e espécies de peixes pelágicos. Esta área protegida pode ser acessada por uma viagem de um dia em barcos tipo liveaboard. Em dois dos locais de mergulho existentes, recifes Shark e Yolanda, as correntezas são frequentemente significativas tornando os mergulhos em correnteza comuns.
• Hurghada: Giftun Island – Esta reserva marinha com uma modesta taxa de entrada tem uma série de locais de mergulho caracterizados por quedas acentuadas, fabulosos recifes de coral e a possibilidade de encontrar com barracudas, atuns e espécies pelágicas ainda maiores. Isto se você puder tirar seus olhos das gorgônias e da vida marinha que povoa as cavernas e saliências. As frequentes correntezas fortes muitas vezes ditam os mergulhos em correnteza. A proteção vinda com o estatuto da reserva marinha realmente compensa aqui com a abundante vida marinha e os ótimos mergulhos.
• Safaga: Seven Pillars – Na baía de Soma, sete pilares de coral sobem próximos à superfície, com cerca de 14 metros/45 pés de profundidade. Muitos peixes de recife incluindo os bodiões-napoleão, os baiacus e os peixes-leão, chamam a área de lar. É também um local bem conhecido por mergulho noturno.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade - Geralmente nítida, a visibilidade pode alcançar entre 15-70 metros/50-230 pés.
 
Temperatura da Água -   Dependendo da estação, a temperatura da água varia entre 21-30ºC/70-86ºF.
 
Clima - O clima no Egito é quente e seco, entretanto, no inverno, o norte é bastante fresco. A temperatura do ar varia entre 21-40ºC/70-104ºF. O mergulho é sempre bom, durante todo o ano.
 
Espécies em Destaque – O Mar Vermelho oferece uma incrível diversidade de peixes em quase todos os mergulhos. Milhares de anthias percorrem através do paredão de coral competindo com garoupas, bodiões, raias azuis pintadas, peixes-borboleta e peixes-anjo chamando sua atenção. Mas, não se prenda a essa atividade – você pode perder os majestosos tubarões-baleia cruzando por lá suavemente.
 
Treinamento Recomendado – Faça os cursos PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) e o PADI Drift Diver (mergulho em correnteza) para mergulhos nos fabulosos paredões. O curso PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) também é ótimo para registrar sua aventura.
 

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – Árabe, mas dada a importância do turismo, você também ouvirá inglês, russo, alemão, francês, italiano, polonês, checo e outros idiomas sendo falado.
 
Moeda – Libra egípcia. Cartões de crédito são amplamente aceitos.
 
Maiores Aeroportos – Os mergulhadores entram pelos aeroportos internacionais Hurghada e Sharm El Sheik. Você também pode voar pelo Cairo e fazer a conexão ao seu destino pelo mesmo terminal.
 
Eletricidade e Internet – 220 volts, 50Hz. Internet é amplamente disponível.
 
Atrações em Terra – Visite as pirâmides e o Museu de Antiguidades Egípcias, faça um passeio de camelo pelo deserto e cruze o Nilo rio abaixo.

Links informativos:

egypt.travel
egypttoursim.org