BERMUDAS

Um dos mais belos por do sol.

BERMUDAS

No meio do oceano Atlântico Ocidental, a cerca de 1000km/600 milhas ao leste do Cabo Hatteras, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, há uma ilha com um nome que com certeza rodeia de forma agradável os mergulhadores: as Bermudas.
Famosa pelos muitos navios que a utilizaram para cruzar suas águas mas que agora se encontram no fundo do mar, muitos consideram esta série de ilhas vulcânicas a capital mundial do naufrágio. Com o estimado número de 300 naufrágios, vítimas dos extensos recifes da ilha, Bermudas é um grande destino de mergulho com muito a oferecer tanto acima quanto abaixo d’água.
As mundialmente famosas praias de areia rosa de Bermudas (coloridas pelos foraminíferos vermelhos que prosperam sob as bordas de coral) convidam para o pós mergulho. Outra opção para dar um intervalo na superfície é o Instituto de Exploração Subaquática de Bermudas, onde exposições de última geração exploram a interação do oceano e permite visitas virtuais aos recifes de coral ao redor do mundo.


Foto: Água cristalina - recife de coral e transformando a vida marinha

Mergulhos Formidáveis

• Hermes -  Talvez o naufrágio favorito de Bermudas, este navio balizador da Marinha dos Estados Unidos de 50 metros/165 pés continua intacto. Construído em 1943, Hermes quebrou à caminho de Cabo Verde e a tripulação o abandonou em Bermudas, onde ele finalmente se tornou um recife artificial em 1984. Hermes agora está em 24 metros/80 pés de profundidade em águas claras.
• Virginia Merchant - Como pequenos restos de navio de madeira, que afundou em 1664, um pouco distante do lastro de granito, este naufrágio é realmente um mergulho em recifes popular. Os restos do navio estão espalhados abaixo do recife raso à uma profundidade de 14 metros/45 pés e as principais atrações são agora a saudável vida marinha e alguns arcos enormes, bordas e túneis que ligam as águas rasas às profundas.
• Mary Celestia – Este icônico naufrágio de Bermudas ainda está revelando seus segredos. Um navio à vapor de 69 metros/225 pés com pás feitas em aço, o Mary Celestia encontra-se agora em menos de 18 metros/60 pés de profundidade. Originalmente era um veloz bloqueador de contrabando da Guerra Civil Americana, que encalhou em 1864 enquanto se dirigia para a Carolina do Norte. Em 2009, quase 150 anos depois que ele foi para o fundo do mar, uma enorme tempestade de inverno moveu toneladas de areia de todos os destroços, revelando garrafas arrolhadas de vinho e perfumes. Você pode até comprar uma réplica do perfume encontrado no naufrágio.
• Barracuda Reef – Uma longa linha de quebra mar marca esse recife que, dada a ética de conservação de Bermudas, está em excelente estado. Preste atenção nos cardumes de barracudas e meros, que muitas vezes visitam as estações de limpeza, onde bodiões ajudam a remover parasitas. À uma profundidade média de 10 metros/30 pés o local é adequado para mergulhadores de todos os níveis.
• “Three Sisters” – Os topos dos recifes aqui chegam à 3 metros/10 pés da superfície. Cardumes de dentões escondem-se sob as bordas do recife. Espécies pelágicas cruzam as bordas dos declives. Lagostas e polvos usam as muitas fendas. Corais moles balançam delicadamente nas ondas e mergulhadores deleitam-se com os infinitos moradores do recife que geralmente apresenta excelente visibilidade.
• South West Breaker – Este recife meridional de Bermudas é um popular local de filmes e foi apresentado em “O Fundo do Mar” (The Deep). O local é composto por três recifes, o maior deles rompe a superfície a partir de uma profundidade de 10 metros/30 pés. Paredes verticais e saliências abrigam uma grande diversidade de espécies marinhas e um túnel através do recife é o lar de grandes cardumes de olhos-de-cão e ocasionalmente grandes garoupas. Moréias e lagostas amam as muitas rachaduras e fendas. Mantas-chita e tartarugas esperam os mergulhadores que podem lacrimejar seus olhos a partir do próprio recife.
• Constellation and Montana -  À aproximadamente oito quilômetros/cinco milhas ao noroeste da ponta de Bermudas existem dois naufrágios, um em cima do outro, que afundaram a mais de 80 anos de diferença entre eles. O Montana, em sua viagem inaugural e funcionamento do bloqueador das forças do Norte para o abastecimento das tropas do Sul durante a Guerra Civil Americana, afundou em 30 de Dezembro de 1863. Em 1944, o Constellation, um navio comercial de quatro mastros que carregava cimento, suprimentos médicos, perfume, ardósia e produtos de higiene pessoal, afundou e deixou suas mercadorias sobre o fundo do mar. Estes naufrágios serviram de base para o romance de Peter Benchley e o subsequente filme “O Fundo do Mar” (The Deep). A apenas 9 metros/30 pés de profundidade, os naufrágios forneceram uma grande oportunidade para um mergulho em naufrágio raso e é excelente para a prática de snorkel.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, os destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Oscila entre 20 metros/70 pés para mais de 30 metros/100 pés.
 
Temperatura da Água – Varia em média de 20ºC/68ºF em Janeiro à 28ºC/82ºF em Agosto.
 
Clima – A localização atlântica de Bermudas e o fato de serem aquecidas pela corrente do Golfo, contribuem para um clima agradável. As temperaturas variam entre 23ºC/75ºF à 29ºC/85ºF no verão (de Maio à Outubro) e em média de 21ºC/70ºF no inverno.
 
Espécies em Destaque – As baleias-jubarte passam por Bermudas em Abril e Maio. Os magníficos peixes-anjo ciliares e os frade dão elegância aos recifes. Garoupas de várias espécies são comuns, assim como as barracudas, cirugião-azul, cambubas e infinitos peixes de recife. Mergulhadores frequentemente encontram raias-chita malhadas e tartarugas.
 
Treinamento recomendado – As Bermudas são um local de mergulho em naufrágios inigualável, assim você vai considerar fazer o curso PADI Wreck Diver Specialty (mergulho em naufrágio) para apreciar completamente os naufrágios. O curso PADI Digital Underwater Photographer Specialty (fotografia digital subaquática) vai ajudá-lo a garantir que você tenha registros memoráveis de sua visita.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.
 
Idioma – O idioma oficial é o inglês.
 
Moeda – O dólar bermudense é igual ao dólar norte-americano.
 
Principal Aeroporto – Aeroporto Internacional L. F. Wade (BDA)
 
Eletricidade e Internet – 110-120 volts, 60Hz. A Internet está disponível em muitos resorts.
 
Atrações em Terra -  O Forte St. Catherine, a praia de Achilles, a cidade de Hamilton, o farol de Gibbs Hill e as pequenas praias privadas.

Link informativo:

Bermuda Tourism