BAJA E LA PAZ

Uma nova região intocada, extensa e beleza natural

BAJA E LA PAZ

De Tijuana no norte, na fronteira com a Califórnia, EUA, a Península de Baja estende-se em 1250km/775 milhas até o Cabo San Lucas, em seu extremo sul. A oeste fica o Oceano Pacífico e ao leste, o Mar de Cortez separa esta península, a segunda maior do mundo, do México continental. A região é dominada pelo deserto e por matagal, embora pinheiros e cadeias de montanhas de florestas de carvalhos sejam encontradas no norte e no sul; é um região intocada de grande beleza natural. Existem três regiões distintas: no norte, as frentes frias de inverno trazem neblina e maior precipitação, a zona central é deserto árido e as experiências do sul atrasam as chuvas tropicais de verão. As águas ao redor da Península de Baja estão repletas de vida e oportunidades abundantes de mergulho, particularmente nos trechos do sul, onde La Paz e Cabo San Lucas são centros de atividade. Com uma infraestrutura turística estabelecida, os visitantes se encontrarão facilmente para aproveitar este destino de mergulho mágico.

Foto: Península Baja - Está repleto de vida e oportunidades de mergulho abundante.

Mergulhos Formidáveis

• As Ilhas Socorro – Ou Ilhas Revillagigedo, estão firmemente localizadas em território liveaboard. Estas ilhas vulcânicas desabitadas proporcionam relevantemente algumas aventuras de mergulho. Vastos cardumes de tubarões-martelo se reúnem aqui. Raias-manta gigantes com “envergadura” de até 6 metros/20 pés são regularmente encontradas e em Galápagos, os tubarões-galha-branca são possibilidades em qualquer mergulho. Um ponto particular aqui, Roca Partida, é um monte submarino chegando a menos de 3 metros/10 pés da superfície. Seus paredões mergulham quase em linha reta até o abismo e é um ótimo lugar para enormes atuns, e até mesmo baleias-jubarte e tubarões-baleia na temporada.

• Pelican Rock – Perto do Cabo San Lucas, tem algo para mergulhadores de todos os níveis e é facilmente acessado a partir da cidade. A partir de um fundo de areia raso em 5 metros/15 pés, os mergulhadores podem descer o paredão incrustado de gorgônias e detectar inúmeros peixes-papagaio, peixes-anjo e mais em seus caminhos. Mergulhadores aguçados podem encontrar peixes-sapo e lagostas se escondendo nas fendas e cardumes de xáreus e raias muitas vezes passam por aqui. Leões marinhos, tubarões-galha-branca e algumas vezes raias-manta e tubarões-baleia visitam a Pelican Rock, que abriga uma surpreendente variedade de fauna marinha para um local de mergulho tão próximo à cidade.

• Marisla Seamount – Ou El Bajo, está a cerca de 13km/8 milhas ao nordeste de La Paz. Aqui uma série de três picos subaquáticos sobem até 18 metros/60 pés da superfície. Este é um mergulho para os experientes, mas aqueles que fazem um esforço podem ser recompensados com um mergulho impressionante com grupos de tubarão-cabeça-de-martelo. Os tubarões-cabeça-de-martelo cruzam em sentido horário ao redor dos picos por razões ainda desconhecidas. A região também atrai maciços cardumes de olhetes e atuns com ocasionais tubarões-baleia e raias-manta expondo-se em aparências.

• Los Islotes – Localizadas ao longo do extremo norte da Isla Espiritu Santo, perto de La Paz, estas pequenas ilhas atraem grandes cardumes de sardinhas, que por sua vez mantém a atração principal, os leões marinhos da Califórnia, bem alimentados e felizes. Uma colônia de mais de 200 destes pinípedes reside aqui e o mergulho é famoso pela interação entre os leões marinhos e os mergulhadores que a visitam. Os leões marinhos são brincalhões e curiosos e, normalmente, realizam um grande balé aquático. Embora uma divertida mordida na barbatana seja quase tão excitante quanto normalmente é, os leões-marinho-da-Galápagos podem ser protetores e agressivos durante a temporada de acasalamento.

• La Bufadora – Na costa do Pacífico, no extremo norte da Península de Baja, tem sido um popular local de mergulho há décadas. Paredões impressionantes, cavernas e arcos são cobertos com uma intensa variedade de invertebrados, tornando este um paraíso para fotógrafos macro. Nudibrânquios, tunicados, esponjas, gorgônias e anêmonas competem por cada espaço disponível. Há também colônias de leões marinhos e deve-se ver espiráculos relativamente desafiadores e os melhores locais são mais facilmente alcançados por barco.

• Punta Concepcion – É uma curta viagem de barco de Mulegé na costa central do Mar de Cortez. O mergulho aqui é caracterizado por fundos cobertos de pedregulhos, que criam fissuras e fendas que abrigam uma variedade de espécies de peixes-anjo e peixes-borboleta, proporcionando um substrato para uma diversa variedade de invertebrados. Moréias se escondem sob as rochas e os mergulhadores ocasionalmente encontram leões marinhos e grandes espécies pelágicas.

Quer saber mais? Visite o ScubaEarth® para mais informações sobre milhares de locais de mergulho, as espécies marinhas, destinos indispensáveis e muito mais.

Informações para o Mergulho

Visibilidade – Acima de 30 metros/100 pés e além.

Temperatura da Água – As temperaturas da água variam de 26-30ºC/80-86ºF durante o ano todo.

Clima – Desde a mínima de 20ºC/60ºF no inverno (Janeiro) á máxima de 30ºC/80ºF no verão (Agosto). As águas do Pacífico no norte da península podem ser significativamente mais frias, particularmente durante os períodos de vento costeiros quando ocorrem as insurgências, verifique localmente.

Espécies em Destaque – Tubarões-cabeça-de-martelo, raias-manta, cardumes de pelágicos, leões marinhos e incríveis invertebrados.

Treinamento Recomendado – Faça o curso PADI Digital Underwater Photographer (fotografia digital subaquática) para incríveis oportunidades de macro fotos. O curso PADI Deep Diver (mergulho em profundidade) também é recomendado para locais de mergulho mais aventureitos.

Informações de Viagem

Nota - Viagens para qualquer destino pode ser adversamente afetadas por condições incluindo (mas não limitado) a segurança, os requisitos de entrada e saída, as condições de saúde, as leis locais e a cultura, os desastres naturais e climáticos. Independentemente do seu destino, verifique com seu órgão de consulta de viagens local ou com o departamento para informação de viagens sobre esse local quando planejar a sua viagem e novamente pouco antes de sair para ela.

Idioma
– O espanhol é falado em toda a Baja. Devido ao turismo, o inglês também é amplamente falado.

Moeda – Pesos mexicanos e o dólar dos Estados Unidos (cédulas, não moedas). Os principais cartões de crédito são amplamente aceitos.

Maiores Aeroportos - I Ensenada (ESE), Bahia de Los Angeles (BHL), San Felipe (SFH).

Eletricidade e Internet – 110 volts, 60Hz. Soquetes tipos A e B (os mesmos que nos EUA). A Internet está disponível nos hotéis e cafés.

Atrações em Terra – Observação de baleias, vasculhar a praia, viagens através do deserto, excelentes frutos do mar mexicanos, observação de estrelas, visitação às Missões Espanholas.

Link informativos:

Baja Travel
All About Baja